31 julho 2020

Cardamomo. O tempero que cura.

Dicas para temperar a comida e cuidar da saúde ao mesmo tempo. 



S
ó abrir a fava e mastigar as sementinhas depois das refeições. Ela ajuda na digestão, pode pode ser considerado uma simeticona natural (aquele remedinhos para gases) e ainda propicia melhor extração da energia dos alimentos. 

Com origem na Índia, o cardamomo é da família do gengibre, é uma vagem que contém sementes adocicadas e são essas sementes que são utilizadas na cozinha, sendo que também é possível encontrar o cardamomo em pó. 
Geralmente, o cardamomo é utilizado em pratos doces, sobremesas ou bolos e pães. Também, é uma excelente especiaria para fazer marinadas para carnes e temperar o arroz. 

O cardamomo também combina com frutas cítricas, baunilha e açafrão, portanto, se usar algum desses outros ingredientes na sua receita, você pode considerar usar o cardamomo também. Por exemplo, se fizer um molho com limão ou laranja, o cardamomo é uma ótima opção para aromatizar. 

Além disso, o cardamomo também possui diversos outros benefícios para sua saúde: 

1. O cardamomo tem grande valor nutricional. Possui principalmente carboidratos e fibras alimentas, mas também tem minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio, e magnésio. No cardamomo, você também encontra as vitaminas A, vitaminas B e vitaminas C. 

2. O cardamomo faz bem para a sua digestão. Essa especiaria ajuda na produção de saliva e suas fibras alimentares auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Outro benefício está na prevenção de gases e inchaço, pois o cardamomo contém diversos óleos voláteis. As sementes de cardamomo também têm substâncias que matam a bactéria H. Pylori relacionada às úlceras; e por ter propriedades relaxantes, o cardamomo alivia dores causadas pela gastrite. 

 3. O cardamomo faz bem para os seus dentes e hálito. Há indícios que no Egito Antigo, a população mascava sementes de cardamomo para manter a higiene oral. Essa tradição pode ser retomada, especialmente por quem sofre de mau hálito, já que a mastigação de sementes de cardamomo evita a halitose. Além disso, o cardamomo pode auxiliar na prevenção de dores nos dentes e o seu óleo pode ser usado para manter a saúde dos dentes e gengiva. 

4. O cardamomo faz bem para a pele e cabelo. Pela presença de óleos voláteis, o cardamomo acaba nutrindo o couro cabeludo, hidratando-o, ajudando na remoção de caspa, fortalecendo as raízes do cabelo e tornando os fios mais brilhantes. Como coadjuvante no combate aos radicais livres, o cardamomo retardada o envelhecimento de células e aparecimento de rugas. A vitamina C presente na especiaria ajuda a manter a pele saudável e macia enquanto as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas reduzem manchas, acnes e previnem alergias. 

5. O cardamomo auxilia na perda de peso e no funcionamento do sistema respiratório. As fibras alimentares do cardamomo auxiliam na perda de peso, pois podem aumentar a sensação de saciedade, evitando assim que você coma demais. E por ser poder descongestionante, essa especiaria pode complementar o tratamento de gripes e resfriados facilitando a excreção de muco. 

Receita deliciosa, refrescante e saudável: 
Suco de tangerina com amora, cardamomo e manjericão 
Rendimento: 1 porção 

Ingredientes: 
  • 1 copo de suco natura ou engarrafado de tangerina 
  • 1 polpa ou 7 unidades de amora natural 
  • 3 unidades de folha de manjericão 
  • 1 unidade de semente de cardamomo 
Preparo: Prepare o suco de tangerina, bata tudo no liquidificador, coe e sirva. Você pode variar este suco substituindo a tangerina por mexerica ou laranja e a amora por morango, framboesa ou pitanga. 

Você já experimentou alguma receita preparada com Cardamomo? Utiliza esta especiaria em alguma receita? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco! 

fontes: https://portal.minervafoods.com/blog/post/como-usar-cardamomo-e-os-seus-beneficios https://www.lemanjue.com/blog/2019/7/31/conhea-os-benefcios-do-cardamomo-para-a-sade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.