15 julho 2020

Sri Ramana Maharishi, como é que se pode silenciar a mente?

Um dos maiores sábios da Índia de todos os tempos, responde à mais importante de todas as perguntas.


    Sri Ramana Maharishi, como é que se pode silenciar a mente?
    Pela Inquirição “quem sou eu”. O pensamento “quem sou eu?” destruirá todos os outros pensamentos e – tal como a vareta usada para avivar a pira funerária – no final ele mesmo será consumido. Então haverá a Autorrealização.

    Quais são os meios para de aderir constantemente ao pensamento “quem sou eu”?
    Pela Inquirição “quem sou eu”. O pensamento “quem sou eu?” destruirá todos os outros pensamentos e – tal como a vareta usada para avivar a pira funerária – no final ele mesmo será consumido. Então haverá a Autorrealização.

    Quais são os meios para de aderir constantemente ao pensamento “quem sou eu”?
    Quando surgirem outros pensamentos, você não deveria segui-los, mas investigar: “para quem esses pensamentos surgem?” Não importa quantos pensamentos surjam. Na medida em que cada pensamento surgir, você deve investigar diligentemente “para quem esse pensamento surgiu?”. A resposta que virá será “para mim”. Então, se você investigar ”quem eu sou?”, a mente retornará a sua Fonte, e o pensamento que surgiu se aquietará. 
    À medida que você praticar dessa forma mais e mais, o poder de a mente permanecer em sua fonte aumentará.
    Quando a mente, que é sutil, exterioriza-se através do cérebro e dos órgãos sensoriais, os nomes e as formas densas aparecem; quando ela permanece no Coração, os nomes e as formas desaparecem. Não permitir que a mente se exteriorize, mas mantê-la no Coração, chama-se “introversão” (antarmukha). 
    Permitir que a mente saia do Coração é conhecido como “extroversão” (bahirmukha). Assim, quando a mente permanece no Coração, o “eu’, que é a fonte de todos os pensamentos, desaparecerá, e o Ser – que existe eternamente – resplandecerá.
    O que quer que você faça deve ser feito sem sentimento de “eu”. 
Se agir assim, tudo será visto como sendo natureza de Deus (Shiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.