09 julho 2020

Tulsi. O Manjericão Sagrado.


Tulsi (uma erva indiana também conhecida no Brasil por manjericão santo ou manjericão indiano - uma das mais importantes da Ayurveda) é reverenciada como “elixir de vida”. Uma erva com numerosos poderes curativos, é usada para prevenir doenças comuns, promover a compaixão, e gerar proteção espiritual. Tulsi é reverenciada como uma erva milagrosa que pode reforçar seu sistema imunológico e seu desenvolvimento espiritual. 

Diminui inflamações e infecções, baixa níveis de colesterol, limpa toxinas do corpo, tem propriedades antibacterianas e ajuda a digestão. Esta erva também fortalece o sistema imunológico e promove a concentração. É repleto de antioxidantes e é usado como um remédio natural para ansiedade, seu efeito físico é positivo sobre o corpo e mente. 

Ao beber chá tulsi, você ajuda a acalmar seu sistema nervoso e manter seu corpo e mente em harmonia, trazendo bem estar. De acordo com um artigo científico publicado em 2014 no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, há evidências crescentes que mostram que os benefícios do tulsi podem melhorar o estresse físico, químico, metabólico e psicológico. 

No manjericão sagrado, se incluem três compostos fitoquímicos que ajudam a alcançar esses resultados. Os dois primeiros, os ocimumósidos A e B, foram identificados como compostos anti-stress e podem baixar a corticosterona no sangue (outro hormônio do estresse) e criar alterações positivas no sistema neurotransmissor do cérebro. O terceiro, 4-alil-1-O-beta-D-glucopirronosil-2-hidroxibenzeno também é capaz de diminuir os parâmetros de estresse em estudos de laboratório. 

Alguns dos Inúmeros Benefícios do Tulsi: 

Protege contra diabetes Os benefícios do tulsi parecem incluir a capacidade de controlar os níveis de glicose no sangue, como demonstrado por várias experiências em laboratório, bem como ensaios clínicos em humanos. Um estudo randomizado controlado com placebo, comprovou a atividade antidiabética do tulsi. Neste estudo, os pacientes com diabetes não insulino-dependente sofreram diminuição dos níveis de açúcar no sangue em jejum, níveis de açúcar no sangue pós-prandial (após uma refeição), níveis de açúcar no sangue de urina e níveis médios de colesterol total durante o período de tratamento com tulsi. Em geral, os pesquisadores concluem que o tulsi pode ser prescrito como parte de um plano de tratamento para pessoas com diabetes leve a moderada e não dependentes de insulina. 
 
Ajuda a combater o câncer Em geral, o Tulsi pode não só funcionar como um tratamento natural contra o câncer, mas outro de seus muitos benefícios inclui também a prevenção de um possível quadro cancerígeno. A pesquisa mostra que as pessoas que consomem regularmente tulsi são menos propensas a serem imunocomprometidas e menos suscetíveis ao desenvolvimento de células cancerosas. De acordo com a pesquisa publicada na revista Nutrition and Cancer, o tulsi e seus fitoquímicos (incluindo eugenol, ácido rosmarínico, apigenina, myretenal, luteolina, β-sitosterol e ácido carnósico), em alguns casos, podem ajudar a prevenir cancêres de pulmão, fígado, e cânceres orais e cutâneos induzido por químicos, pois estes fitoquímicos aumentam a atividade antioxidante, alteram as expressões genéticas saudáveis, induzem a morte de células cancerígenas, impedem o crescimento de vasos sanguíneos que contribuem para o crescimento de células cancerosas e para a metástase – que é a disseminação de câncer de um órgão para outro. Os benefícios do manjericão sagrado também parecem ajudar a proteger o corpo da intoxicação por radiação e ajudar a tratar o dano causado por tratamentos de radiação, de acordo com pesquisas publicadas em 2016 no Journal of Cancer Research and Therapeutics. Protege seletivamente os tecidos normais contra os efeitos destrutivos da radiação. A revista Nutrition and Cancer publicou uma análise interessante, descrevendo a importante pesquisa envolvendo a capacidade do tulsi na lutar contra o câncer. Os médicos envolvidos nesta pesquisa concordam que os tratamentos convencionais de quimioterapia e radioterapia utilizados nas últimas três décadas não conseguiram conter a doença, além de ter efeitos colaterais sérios. Muitos ingredientes naturais – especialmente folhas de tulsi e extratos de outras plantas – revelam-se não tóxicos, facilmente disponíveis e possuem propriedades anticancerígenas comprovadas. 

Tratamento natural na redução da febre O tulsi é frequentemente recomendado como um tratamento natural contra a febre, especialmente por profissionais da medicina ayurvédica. As folhas de tulsi atuam como agentes antibióticos, germicidas e desinfetantes, o que significa que eles podem nos proteger de bactérias e vírus. Quando temos febre, é prova de que nossos corpos estão lutando contra uma infecção. Portanto, com suas propriedades de combate infecções, o tulsi pode ajudar a combater a febre e restaurar sua saúde rapidamente. Ajuda a melhorar problemas respiratórios e dores de cabeça 

Nos componentes das folhas de tulsi, incluiem-se camphene, eugenol e cineol, que ajudam a aliviar o congestionamento e outros sintomas de distúrbios respiratórios. Estudos científicos confirmaram que o manjericão sagrado possui impressionantes habilidades anti-asmáticas e pode tornar a respiração mais fácil, e é por isso que é uma erva comumente recomendada para problemas respiratórios na medicina ayurvédica. Além disso, ele também é recomendado como remédio natural contra dores de cabeça e enxaquecas. 
Alguns acreditam que isto é devido à sua capacidade de aliviar a pressão dos seios da face, diminuindo assim a dor. Boa fonte de vitamina K - ótimo para saude óssea e cardíaca A vitamina K é uma vitamina essencial solúvel em gordura que desempenha um papel importante na saúde óssea e cardíaca. É uma das principais vitaminas envolvidas na mineralização óssea e na coagulação sanguínea, ajudando também a manter a função cerebral, um metabolismo saudável e a saúde celular. 

Uma xícara de folhas de tulsi tem mais do que o seu valor diário recomendado de vitamina K, tornando-a uma fonte perfeita para prevenir a deficiência de vitamina K. Essa vitamina pode ser benéfica para aumentar a densidade óssea, saúde digestiva e função cerebral. Auxilia no cuidado da saúde bucal Tulsi tem o poder de combater as bactérias bucais que levam a problemas dentários, como cárie, placa, tártaro e mau hálito. 

Além de ajudar a diminuir as úlceras na boca, estudos in vitro demonstram que esta erva pode parar o crescimento de células cancerosas orais. Ajuda a combater a acne O Tulsi ajuda a matar bactérias e infecções, por isso é um ótimo remédio caseiro natural para a acne e outras irritações da pele. Considera-se que a planta de tulsi beneficia a pele e ajuda a tratar infecções da pele internamente e externamente. 

 O principal composto ativo do óleo de tulsi é o eugenol, também o ingrediente ativo no poderoso óleo de cravo antimicrobiano, que é amplamente usado para combater muitos distúrbios da pele. O tulsi também contém outros componentes terapêuticos, incluindo gamma-cariofileno e metil eugenol. 

Uma pesquisa publicada no International Journal of Cosmetic Science mostra que o tulsi pode ser um tratamento natural para a acne. Que tal colocar o saquinho usado do seu chá Tulsi na geladeira e depois que ele ficar bem geladinho, usar em um ritual de beleza natural em casa? 


Dicas de Aditivos Benéficos ao Chá Tulsi 
Chá Tulsi + Pétalas de Rosa 
Promove o alívio do estresse e o relaxamento corporal. Auxilia no reforço do sistema imunológico e ajuda na digestão. Trata dor de cabeça, e problemas respiratórios. 
Chá Tulsi + Canela + Rosas 
Um misto delicado de Tulsi com canela compõe uma harmoniosa e transformadora combinação, que inspira os sentidos. Muito recomendado para promover o bem estar. 
Chá Tulsi + Cúrcuma + Gengibre 
Auxilia o estado emocional e o humor e promove saúde e bem-estar. As propriedades benéficas do Tulsi se unem às características anti depressivas e anti-inflamatórias do gengibre e da cúrcuma. O gengibre possui igualmente propriedades termogênicas. 
Chá Tulsi + Cha verde 
É um ótimo energizante natural, além de melhorar o humor. 

Por: Xanda Cohn

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.