A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, que controla nosso ciclo diário, tendo influência natural na indução e manutenção do sono. Além disso, a melatonina promove o bom funcionamento do organismo atuando como antioxidante.
Sintetizada a partir do aminoácido triptofano, em diversas partes do corpo, sendo que a mais conhecida e documentada é a glândula pineal e, nessa área, sua produção só acontece durante a fase de escuridão.
Quando o ambiente fica claro, mesmo com as pálpebras fechadas, a retina registra os sinais luminosos. É por isso que, para termos uma boa produção de melatonina durante a noite, é indispensável manter o ambiente o mais escuro possível. A famigerada luz azul que, emitida por celulares e computadores, bloqueia quase que instantaneamente a produção de melatonina pelo organismo.
Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos, ou idosos.
Entre os seus benefícios:
Melhora a qualidade do sono, possui ação antioxidante, fortalece o nosso sistema imunológico e é também indicada para auxiliar nos tratamentos de enxaqueca, isquemia, fibromialgia, glaucoma, próstata, sistema nervoso, Alzheimer, reduz a acidez do estômago e o refluxo. Devido ao seu efeito antioxidante, foi demonstrado que a melatonina também contribui para ajudar a melhorar a depressão sazonal, que é o tipo depressão que acontece no período do inverno.
Como usar a melatonina:
A melatonina pode ser consumida em forma de suplemento, devendo ser sempre recomendado por um médico especialista, para que o sono e outras funções do organismo sejam reguladas.
Uma boa alternativa para aumentar a concentração de melatonina no organismo é consumir alimentos que contribuam para a sua produção, como arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre, por exemplo.
Possíveis efeitos colaterais:
Sites consultados:______________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.