23 julho 2020

Feijão Moyashi. Pra que Alzheimer?

Os 12 incríveis benefícios dessas preciosas pérolas verdes, um verdadeiro tesouro natural.

Por:Xanda Cohn

Um pequeno mas poderoso grão, desconhecido para muitos… remédio para outros… Um autêntico alimento funcional, nutritivo, terapêutico e barato.

O feijão Moyashi, ou feijão Mongo, ou Mung têm uma longa história de uso medicinal e alimentar  em toda a Ásia, e vem aos poucos ganhando popularidade no Ocidente.  No Brasil ele é mais conhecido em forma de broto, e fica armazenado na geladeira dos supermercados e hortifrutis.

Segundo a nutrição moderna, o feijão moyashi é  rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B. O broto de feijão tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. 

Benefícios do feijão moyashi:

1. Prevenção de alguns distúrbios cerebrais
O broto de feijão contém ácido fólico, um composto muito importante para a regulação de aminoácidos específicos dos quais o nosso sistema nervoso necessita.
Alguns estudos apontam que a deficiência de ácido fólico em uma dieta pode aumentar os níveis de homocisteína, o que pode ser um precursor perigoso para doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.
Uma xícara de chá de brotos de feijão, aproximadamente 100 gramas do ingrediente, oferece 16% da recomendação diária de ácido fólico.

2. Ajuda na perda de peso
Os brotos de feijão possuem baixas calorias, quase nada de gordura e são muito abundantes em nutrientes que nosso organismo necessita. Isso tudo representa os importantes benefícios do feijão moyashi para a perda de peso.
Além disso, o broto de feijão é rico em fibras e colabora para um bom funcionamento do metabolismo e do sistema digestivo. Uma xícara de feijão moyashi contém apenas 31 calorias e dois gramas de fibra.

3. Sistema digestivo
Por conta de suas fibras, os brotos de feijão moyashi são muito eficientes em ajudar o trato digestivo a funcionar de maneira correta, evitando constipação e melhorando o fluxo intestinal.
Em cada 100 gramas de broto de feijão, 2 gramas são de fibras. O valor diário recomendado de fibras fica entre 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens.

4. Proteção contra lesões
A vitamina K, encontrada nos feijões moyashi, colabora para melhorar a coagulação do sangue. A deficiência desta vitamina, embora incomum, pode causar excesso de sangramento em caso de lesões.
Uma xícara de brotos de feijão contém pouco mais de 34 miligramas de vitamina K, cerca de 43% da dose diária recomendada desta substância.

5. Saúde óssea
A vitamina K também é responsável pelos benefícios do feijão moyashi para a saúde dos ossos, já que sua presença melhora a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo doenças como a osteoporose.
Além disso, outros minerais encontrados nos brotos de feijão, como o magnésio, cobre e zinco também são muito benéficos para a saúde dos ossos.

6. Sistema imunológico
Um dos pilares de um bom sistema imunológico é a vitamina C, nutriente essencial para a prevenção de diversas doenças. Ela que estimula a produção de glóbulos brancos que podem combater a presença de invasores de toxinas. Em uma porção de broto de feijão, você garante 23% da vitamina C diária recomendada.
Além da vitamina C, o feijão moyashi contém ferro, mineral associado à prevenção de infecções no nosso organismo. Em uma pesquisa recente, especialistas descobriram que o ferro ajuda a matar organismos maléficos, como bactérias, vírus, entre outros.

7. Reduz o estresse
Alguns estudos apontam benefícios do feijão moyashi para a redução do estresse. Uma pesquisa publicada na revista Food & Function afirma que bioflavonoides presentes no alimento podem proteger o organismo do estresse.
Além disso, um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, indicou que a vitamina C, também presente nos brotos de feijão, pode agir como redutora de ansiedade e depressão, principalmente em mulheres.

8. Propriedades anticancerígenas
Algumas substâncias do feijão moyashi tem poderes de incapacitar a proliferação de células cancerígenas.
De acordo com uma pesquisa recente, os brotos de feijão moyashi possuem elementos fitoquímicos benéficos. Um deles, a kanavanina, é um aminoácido poderoso que pode impedir alguns tipos de câncer, como no pâncreas, cólon e leucemia.

9. Diminuição do colesterol ruim
Quando grãos são germinados, como é o caso do broto de feijão, eles ganham um aumento impressionante de 450% no seu nível de saponina.
Esta substância é capaz de eliminar o mau colesterol, o LDL, sem afetar o colesterol bom. Por isso, há importantes benefícios do feijão moyashi para quem já sofreu de problemas no coração ou tem níveis de colesterol muito altos.

10. Aumento na expectativa de vida
A isoflavona, uma substância encontrada no feijão moyashi, tem os mesmos efeitos no corpo humano que o hormônio estrogênio. Uma dose regular de isoflavona pode prevenir câncer de mama e outros problemas como a menopausa e osteoporose.
Além disso, uma dieta rica em isoflavona pode ser o motivo pelo qual os japoneses têm uma expectativa de vida tão longa.

11. Efeito desintoxicante
Outra vantagem em consumir os brotos de feijão moyashi é que eles ajudam a remover impurezas, principalmente por conter muitas fibras e alto teor de água em sua composição.
Este é o principal motivo pelo qual estes brotos podem ser eficazes contra o câncer no sistema digestivo. Quando as impurezas são removidas rapidamente do nosso organismo, as substâncias tóxicas não conseguem ser absorvidas pelo nosso corpo. Isso vai prevenir que o acúmulo destas toxinas possa estimular células cancerígenas.

12. Benefícios do feijão moyashi para gestantes e seus bebês
Excelente fonte de vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, o broto de feijão pode ajudar na formação de tubos neurais e de glóbulos vermelhos nos bebês ainda no útero.
A deficiência do ácido fólico em mulheres grávidas pode gerar bebês desnutridos e facilitar a aparição de distúrbios neurais nos recém nascidos. 

Sugestões de consumo:

Muito frequentemente faz parte de pratos com vegetais, sopas e macarrão. É fácil de digerir e não gera gases como os outros feijões. Além disso, a sopa de feijão moyashi pode ajudar a fortalecer seu corpo, e melhorar a absorção, principalmente depois de um surto de intoxicação alimentar. 

Há diversas formas de consumir o moyashi: é muito fácil de ser preparado e combina bem com diversos ingredientes, já que possui um sabor suave e como não tem um sabor marcante, é comum em receitas com molhos fortes e picantes, típicos da culinária asiática. 

No kitchari (que é uma receita ayurvédica)  se cozinha com arroz basmati e com legumes,  pode se comer apenas com especiarias, cebola, gengibre, ou como sopa. A sopa de feijão moyashi é considerada pela Ayurveda um restaurador para aqueles  que estão se recuperando de alguma doença. Literalmente é o equivalente vegetariano da famosa “canja de galinha “ que nossas mães ou avós faziam quando estávamos acamados. Pode ajudar a fortalecer seu corpo, e melhorar a absorção, principalmente depois de um surto de intoxicação alimentar

se estiver debilitado, com fezes irregulares, dores de estômago, precisando se fortalecer ou desintoxicar o corpo, prepare uma sopa de acordo com a receita abaixo. P
ode ser consumida em uma das refeições do dia.    

Receita de sopa terapêutica de Feijão Moyashi  
(Podemos chamar de nossa Canja Vegetariana) :)

1/2 xic de feijão moyashi que ficou “despertando” de um dia para o outro (cerca de 10 horas). (deixe os grãos de molho em 1/2 xic de água)  - Quando vc for checá-los eles estarão brotando suavemente. 

10 xícaras de agua 
1 colher de cafezinho de cominho em pó 
1 colher de cafezinho de curcuma em pó sal de rocha a gosto 
1 colher de cafezinho de ghee

Cozinhe o feijão na água, até ele começar a desmanchar.  desligue o fogo, bata no liquidificador.  Leve ao fogo novamente para esquentar. Adicione os demais ingredientes e sirva morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.