13 junho 2020

Bert Hellinger e a Nova Psicologia do século 21: as Constalações Familiares.

Uma método incrível para trazer luz nas dinâmicas ocultas da sua vida.

E


xiste um método psicoterapêutico, de ordem sistêmica fenomenológica, embasado em preceitos filosóficos chamado Constelação Familiar, descoberto e desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.

O método surgiu da observação em consultório, de certos padrões de conduta nas sessões de psicoterapia familiar, e notou certos padrões repetitivos nas famílias, que já vinham de muitas gerações 


Ao começar a pesquisar sobre o assunto, Hellinger descobriu na prática,

o fenômeno inicialmente apresentado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir, criadora do sistema de “esculturas familiares”, baseado no conceito de que um ser estranho ao ser requisitado para representar um outro ser ou expressão, como um membro da família ou outra entidade, passa a canalizar ou incorporar aquele ser que está representando, de maneira idêntica, sentindo e se comportando como se fosse ela, sem nunca a ter conhecido, e sem saber nada sobre ele.


Antes disso, também tivemos o trabalho de Levy Moreno, criador do Psicodrama, já havia descrito esse fenômeno, porém sem muita repercussão, na sua época. Hoje pode se dizer que esse trabalho tem conexões profundas com a teoria dos campos morfogenéticos, elaborada por Rupert Sheldrake, biólogo britânico.


Em contato com todas essas informações, observações em consultório, e mais, utilizando o protocolo elaborado por Eric Berne e aperfeiçoado por sua discípula Fanita English, chamado “Análise de Histórias”, Hellinger descobre que muitos dos desconfortos, fracassos, doenças de seus clientes, eram na verdade, ligados a outros membros do seu grupo familiar.


Nesse processo, Hellinger começou a fazer mais descobertas sobre como funciona e sensação de consciência leve ou pesada, e propôs o conceito de consciência de clã, que se orienta por ordens ancestrais simples que ele denominou Ordens do Amor e comprovou a maneira como esse conhecimento  nos envolve de maneira inconsciente na recorrência do destino de outros membros do núcleo familiar.

 

As Ordens do Amor são relativas a três princípios básicos:

1 - a necessidade de pertencer ao grupo ou clã

2 - a necessidade de um ponto de equilíbrio entre o dar e o receber nos     relacionamentos

3 - a obrigação de hierarquia dentro do grupo ou clã


As Ordens do Amor são energias que desempenham um papel fundamental em nossas famílias e relacionamentos próximos.

Quando em desordem essas forças se expressam sob a forma de doenças e sofrimentos. No entanto, quando harmônicas, elas criam uma sensação de bem estar e em paz com o mundo.


Estava assim criado o sistema de Constalações Familiares, que é um método de investigação no seio da família, levantando infortúnios e obstáculos, fatos anormais e dramáticos como mortes precoces, assassinatos, doenças graves, como também dados sobre a estrutura familiar presente.


Baseado nesses dados, pede-se ao constelado que escolha entre os membros de uma sessão, alguns para representar outros membros da família ou ele mesmo. Esses representantes se deslocam assim no espaço de trabalhos demonstrando os sentimentos em relação ao outro representante, permitindo uma observação inédita da correlação entre os parentes da mesma família.


Na sequencia, guiado por esses comportamentos e pelo conhecimento das assim chamadas Ordens do Amor, observando como se formam as conexões entre os vários atores, o terapeuta, dirige, se houver oportunidade, para uma tentativa de solução, onde todos se sintam acolhidos e tenham um lugar de honra dentro da estrutura familiar, eliminando tensões, e desarmonias, provenientes do fato de se desrespeitar certas leis naturais, até então pouco conhecidas.


Mais recentemente, Hellinger aprimorou seu método de trabalho, desenvolvendo um sistema ainda mais abrangente que ele definiu como Movimentos da Alma, que abrangem conjunturas pala além da família, como negócios, prosperidade, fertilidade e outros.


Também nos demostrou os efeitos das intervenções, chamados de ajuda além dos conceitos que verdadeiramente orientam a ajuda eficaz, criando assim também as chamadas Ordens de Ajuda.


Este enfoque nos traz uma grande variedade de aplicações práticas no campo no campo de relacionamento humano tais como: 

  • aprimoramento das relações familiares
  • aprimoramento das relações interpessoais nas empresas e na relação das empresas com seus acionistas.
  • aprimoramento das relações em ambientes educacionais.

Essas aplicações deram início a uma serie de utilizações derivadas desses novos conceitos, denominadas de Constelações Familiares e Sistemicas, Constelações Organizacionais e Pedagogia Sistêmica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.