21 agosto 2020

Hoje é dia de festejar Ganesha Chaturthi!

Qual é a história por trás da tradição de Ganesha Visarjan? 

Traduzido e Adaptado 
por Rafael Brito 

 Há muito tempo, enquanto o deus Shiva estava guerreando ao lado dos outros deuses, sua consorte, Parvati, estava a sós em casa. 
Na ocasião, ela precisava de alguém que protegesse a casa enquanto ela se banhava. Sem achar outra opção, ela usou seus poderes para criar um filho, Ganesha. Ela o instruiu a manter rígida vigilância na casa, não permitindo que ninguém ali entrasse – Ganesha assim o fez. Em pouco tempo, Shiva retornava à sua casa, alegre com a gloriosa vitória que trouxera aos deuses, parando apenas à entrada de sua casa, onde encontrou Ganesha. Este, seguindo fielmente as palavras de Parvati, não permitiu que o deus entrasse na casa. Shiva, irado, cortou a cabeça do jovem Ganesha. Enquanto isso, Parvati saía do banho e, ao ver a cena, ficou horrorizada. Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação.

Shiva concordou que agira mal e decidiu trazer Ganesha de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. O deus enviou seus soldados em busca da criatura, ao que lhe trouxeram um elefante. Assim, o deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante. 

Parvati ainda não se contentara com o trato e queria mais. Então, Shiva concedeu a Ganesha a dádiva de que, antes de iniciar qualquer trabalho, as pessoas adorariam seu nome. E é por isso que se deve invocar o nome do deus Ganesha antes de qualquer empreendimento. 

Ganesh Chaturthi, também conhecido como Vinayaka Chaturthi, é um dos festivais mais celebrados dos hindus que marca o nascimento do Senhor Ganesha. De acordo com o calendário gregoriano, esta festa cai no mês de agosto ou setembro. Durante este festival de dez dias, os devotos adoram ídolos do Deus com cabeça de elefante, que também é conhecido como o Removedor de Obstáculos e o Deus do Novo começo. 

Ganesh Chaturthi é celebrado em todo o país com muita pompa e esplendor. É difícil definir quando as pessoas começaram a comemorar Ganesh Chaturthi, no entanto, muitos especialistas acreditam que a história da celebração de Ganesh Chaturthi pode ser rastreada até os reinados das dinastias Satavahana, Rashtrakuta e Chalukya. 

De acordo com os registros históricos, o grande líder Maratha Chatrapati Shivaji Maharaja iniciou as celebrações de Ganesh Chaturthi em Maharashtra para promover o espírito do nacionalismo. A tradição de Ganesh Visarjan No último dia do festival, a tradição de Ganesh Visarjan acontece. O último dia do festival de 10 dias também é popularmente conhecido como Anant Chaturdashi. Como a palavra 'visarjan' indica, neste dia a imersão ('visarjan' significa imersão) do ídolo do Senhor Ganapati ocorre em um rio, mar ou corpo d'água. No primeiro dia do festival, os devotos marcam o início de Ganesh Chaturthi com a colocação do ídolo de Lord Ganesha em suas casas, locais públicos e escritórios. No último dia, os devotos saem em procissões carregando os ídolos de seu amado Deus e realizam a imersão. 

Há uma história interessante por trás da lenda de Ganesh Visarjan. Acredita-se que Lord Ganesha retorne ao Monte Kailash para se juntar a seus pais, Lord Shiva e Deusa Parvati, no último dia do festival. A celebração de Ganesh Chaturthi também denota o significado do ciclo de nascimento, vida e morte. Ganesha, que também é conhecido como o Senhor de Novos Começos, também é adorado como o Removedor de Obstáculos. 

Acredita-se que quando o ídolo de Ganesha é retirado para imersão, ele também leva consigo os vários obstáculos da casa e esses obstáculos são destruídos junto com o visarjan. Todos os anos, as pessoas esperam com grande expectativa para celebrar o festival de Ganesh Chaturthi. E como sempre, também esperamos que este ano também, o Removedor de Obstáculos nos regue com suas bênçãos e acabe com todas as lutas de nossa vida.


Oração a Ganesha

Ó Ganesha!
Glória a ti, Poder Divino
Para quem não existem obstáculos e impedimentos.
Tu tudo superas e vence.
Todas as coisas obedecem às tuas ordens e se inclinam à tua força.
Abre o caminho diante de nossos passos e remove neste dia todos os obstáculos que possam ser perigosos e danoso a minha integridade física e espiritual.
Faz com que pessoas especiais cruzem o meu caminho e que juntos possamos compartilhar do crescimento e da prosperidade.
Envolve meu espírito com teu magnetismo divino, pra que nutrida dessa energia eu saiba por onde andar, o que fazer e quando parar.
Me auxilie a perceber vossa força na minha vida e me ampare nas minhas dificuldades, pois tendo o Senhor ao meu lado sairei delas com facilidade e cura. 

Om Gam Ganapataye Namaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.