25 novembro 2008

O Legado de Maharishi.

Sua Santidade Maharishi Mahesh Yogi referiu-se ao Bhagavad Gita como "o livro de bolso dos Vedas". Ele contém toda a sabedoria necessária para levar-nos da ignorância à iluminação.
O mais importante verso do Gita, Maharishi diz, é o versículo 45 do capítulo II. Aqui Krishna instrui Arjuna: "Nistrai-gunyo bhavarjuna": Seja sem os três gunas, ó Arjuna. Tire a sua mente do campo da excitação e do caos, para o estado de Unidade Interna, o perfeito estado do Ser.
Em seu comentário sobre este versículo, Maharishi diz, "É difícil para um homem aprimorar seus negócios, enquanto ele próprio está constantemente imerso em todos os seus detalhes. Se ele deixá-los por um tempo, ele se torna capaz de ver o negócio como um todo e pode, então, mais fácilmente decidir o que é necessário". Do mesmo modo, transcender toda a atividade mental, gera grande clareza, paz e amplia a sensiblidade, o que naturalmente coloca sua vida na perspectiva adequada.

"Regue a raiz, para colher bons frutos", resume o Maharishi. Da mesma forma que é necessária uma base forte para uma estrutura robusta, o silêncio interior é a base para a atividade bem sucedida. Ao avivar a "raiz" da mente, o "estado de vácuo" da consciência, todos os aspectos da vida serão nutridos.
Maharishi tinha a chave para isso: Meditação Transcendental (MT), a técnica para transcender sem esforços.
Para entender o que é MT, precisamos apenas analisar o seu nome.
Transcender significa ir mais além; "meditação" refere-se a pensar. Durante a MT, a mente mergulha da superfície agitada do pensamento, para um estado mais calmo e menos excitado, até que transcende totalmente o pensamento, alcançando um oásis silencioso da mente. Este é o estado de “anandam” - pura consciência - quando a mente está ao mesmo tempo completamente calma e totalmente desperta.


Durante séculos, estudiosos têm dito que é muito difícil de transcender o pensamento e ganhar o estado de perfeita paz interior. Maharishi sabia do contrário. Transcender é fácil, porque a mente experimenta crescentes graus de felicidade em cada etapa do processo. Nenhum esforço é necessário. Qualquer esfôrço ou controle, na verdade impede a mente de transcender.
Esta técnica para transcender fácilmente é validada pelo versículo 40 do capítulo 2: "Nesta (Yoga), nenhum esforço é perdido e não existe obstáculo. Mesmo um pouco deste dharma liberta de grandes temores. "
Maharishi comentou, "O fluxo da mente para esse estado é natural, pois é um estado de êxtase absoluto, e a mente está sempre almejando por uma maior felicidade. Por isso, como água flui por um declive de uma forma natural, do mesmo modo a mente naturalmente flui em direção ao êxtase ".

Ao alternar em mergulhar um pano branco em corante amarelo e depois pendurá-lo ao sol, faz com que a cor se torne indelével. Do mesma maneira, a alternância regular entre atividade diária e Meditação Transcendental, resulta num estado em que a consciência pura se torna permanente. Então, se desfruta do silêncio interior, mesmo quando envolvido na atividade dinâmica.
Além da experiência pessoal de mais de 60 milhões de pessoas em 140 países em que se pratica a MT, quase 700 estudos de investigação científica validam a sua eficácia (por exemplo, aumento do discernimento e do foco, 87 por cento de redução de doenças cardíacas, melhorias na memória, redução do stress).

O Legado de Maharishi para a humanidade é notávelmente simples, um processo natural, que nutre todos os aspectos da vida: mental, físico e espiritual. Ele disse, "A vida aqui é para ser aproveitada e ninguém tem o direito de sofrer".


do Jornal India Times - Tradução Mick Bernard

Onde aprender em São Paulo

Um comentário:

  1. Adorei o artigo!
    Aprendi a MT em 1969 por causa de uma disritimia cerebral que eu tinha... em 6 meses ela foi compensada, o que não estava conseguindo com os remedios habituais.
    Eu recomendo a MT pois é excelente para o equilibrio do fisico, eterico, astral e mental. Foi através da MT que me abri para o lado espiritual da vida. :o))
    Jay Guru Dev!
    Muita Luz!
    Stela

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.