29 maio 2016

Conheça as Plantas Adaptogênicas, máxima proteção contra o stress com efeitos notáveis de rejuvenescimento.

Adapta-o quê?
Adaptogênicos são um grupo exclusivo de ingredientes à base de plantas, utilizados para melhorar a saúde do seu sistema adrenal, o sistema que é responsável pela gestão de resposta hormonal do seu corpo ao estresse. Eles ajudam a fortalecer a resposta do corpo ao estresse e melhorar a sua capacidade de lidar com a ansiedade e combater a fadiga - lenta e suavemente, sem solavancos ou falhas. Eles são chamados Adaptogênicos devido à sua capacidade única de "adaptar" a sua função de acordo com as necessidades específicas do seu corpo. Embora os efeitos sejam inicialmente muito sutis, com o tempo se fazem sentir de maneira real e inegável.

Onde eles têm estado toda a minha vida?

Ao contrário das drogas farmacêuticas, Adaptogênicos não surgiram ontem. Na verdade, eles vem sendo utilizados há milênios na medicina ayurvédica, na chinesa e na indiana para aumentar a energia e resistência em face ao stress. Recentemente, vários estudos têm encontrado evidências para apoiar o que nós que atuamos no campo de bem-estar sustentável já sabíamos - que Adaptogênicos oferecem benefícios positivos -e são seguros para o uso a longo prazo. 
10 Plantas Adaptogênicas mais comuns:
# 1 - Ashwagandha (somnifera)
Componentes Ativos: - alcalóides como withanine, somnine, Tropina, lactonas esteróides (como withanolides), Withaferin A- (sugerido para ter anti-metastáticos).
Uso: - Alivia o estresse, alivia a fadiga, anti-inflamatório, calmante, para controlar a diabetes, aumentar a imunidade. Houve também casos do uso de Ashwagandha para tratar a tuberculose e até mesmo a doença de Parkinson. O uso de Ashwagandha como um sedativo como seu próprio nome científico diz pois é um "soporífero". O nome dessa espécie significa "indução ao sono", em latim.

# 2 - Rhodiola (Rhodiola rosea) 

Componentes Ativos:  - polifenóis como rosavina, tirosol, antioxidantes como ácido gálico, ácido clorogênico, O óleo essencial extraído do rizoma contém hidrocarbonetos monoterpenos e vários álcoois. 


Uso: - Anti-retroviral (por exemplo, HIV), relaxante, antidepressivo, aumenta os níveis de serotonina e dopamina. Desde os tempos antigos, Rhodiola tem sido usada na medicina russa e chinês. Rhodiola tem sido utilizada com sucesso para tratar doentes que sofrem de fadiga extrema e e também para neutralização emocional. Melhora a concentração e alivia a fadiga significativamente.

# 3 - Eleuthero (Eleutherococcus senticosus) 

   Componentes Ativos:  - saponinas, glicosídeos, triterpenos, Isofraxidin, eleutherosides B, ciwujianoside A a E
Uso:- Anti-inflamatório, aumenta a imunidade, reduz o colesterol,  antioxidante, atua como um calmante.
 Eleuthero oferece proteção contra produtos químicos nocivos e radiação. É usado em pacientes com reduzido HPA (HPA - eixo hipotálamo-hipófise-adrenal), uma condição que reduz o desempenho dos sistemas supra-renais e endócrinos.

# 4 - Jiaogulan (Gynostemma pentaphyllum) 

   Componentes Ativos: - triterpenoide e saponina.
Uso: - Auxilia a homeostase do corpo a lidar com o jet lag, equilibrar os hormônios endócrinos, regular a pressão arterial, melhorar a resistência e energia, reduzir a fadiga, etc. A erva melhora função cardiovascular e também ajuda a reduzir o colesterol e controle de diabetes. Reduz a pressão arterial.

# 5 - Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) 
Componentes Ativos: - glycyrhizina, glicirizico, isoflavonas, saponinas, triterpenos, carbenoxolona
Uso: - alivia a dor de garganta, tosse, melhora a HPA, laxante, tônico, diurético, expectorante. A erva é comumente usada na medicina alternativa chinesa. Ela também ajuda a reduzir a inflamação pulmonar. Também mostrou ter efeitos antivirais e reguladores endócrinos. Também atua para prevenir hypercalemia(altos níveis de potássio no sangue).

# 6 - Cogumelo Reishi (Ganoderma lucid)
Componentes Ativos: - Triterpenos, ácido ganoderico, esteróides, polissacarídeos, cumarinas, alcalóides, etc
Uso: - Forte atividade anti-cancerígena, anti-neoplásica, reforça a imunidade. Ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue. O Reishi também ajuda a controlar a pressão arterial. Também controla vários microorganismos e patógenos. Muito eficaz no alívio de doenças do fígado.

# 7 - Ginseng (Panax ginseng) 
Componentes Ativos: - glicosídeos esteróides, saponinas, triterpenos, etc.
Uso: - Afrodisíaco, estimulante, antioxidante, antitumoral. Ginseng tem sido usado para aliviar a fadiga em pacientes com câncer. Isso pode ter a ver também com as propriedades anti-câncer do Ginseng. Foi sugerido como um excelente suplemento dietético para melhorar a qualidade de vida das populações urbanas. Como um estimulante, ajuda a melhorar a resistência e aumentar a força.

# 8 - Manjericão Santo (Ocimum sanctum) 

Componentes Ativos: - de ácido oleanólico, ácido ursólico, ácido rosmasinico, eugenol, linalol, etc.
Uso: - Antioxidante, para alívio da dor, proteção radiológica, anti-hiperlipidêmico, reforça a imunidade. O Manjericão Santo mantém o colesterol sob controle. As propriedades antioxidantes ajudam a manter o nível de açúcar no sangue sob controle. Ele também pode ser usado para tratar doenças menores, tais como tosse persistente, problemas de estômago, dores de cabeça, doenças cardíacas e até malária.

# 9 - Schisandra (Schisandra chinensis)

Componentes Ativos: - fitoestrógenos, deoxyschizandrina, gomisina, pregomisina etc
Uso: - Homeostatic, Na medicina antiga russa era usado  para controlar a fome e sede. Na medicina chinesa se fala sobre o uso de schisandra para melhorar a saúde do coração e rins, enquanto que, em geral, tem sido proposto para proteger e manter a saúde do fígado. 

# 10 - Noni (Morinda citrifolia) 
Componentes Ativos:- polissacarídeos, flavonóides, ácidos graxos, catequina, alcalóides, etc.
Uso: - Antioxidante, alivia o stress e fadiga, antinociceptivo, anti-inflamatório. Noni é a mais nova adição aos Adaptogênicos. Tem efeitos muito positivos em pacientes com câncer de mama. Também tem sido mostrado excelente para melhorar a qualidade de vida, em geral, especialmente em áreas urbanas. Ela tem sido tradicionalmente usada para aliviar cólicas menstruais e tratamento de infecções do trato urinário.
Algumas outras Plantas Adaptogênicas
  • Dang Shen
  • Maca
  • Guduchi
  • Cordyceps
  • Shatavari
  • Cogumelos Chaga
  • MLA
  • Agaricus
  • Astrágalo

Como trabalham os Adaptogênicos?
Adaptogênicos trabalham um pouco como um termostato. Quando o termostato detecta que a temperatura ambiente é muito alta, ele atua para baixá-la e quando a temperatura está muito baixa ele procura aumentar. Adaptogênicos podem acalmá-lo e aumentar a sua energia, ao mesmo tempo, sem excesso estimulante. Podem normalizar os desequilíbrios do corpo. Ao apoiar a função adrenal, eles neutralizam os efeitos adversos do estresse. Eles permitem que as células do corpo possam acessar mais energia além de eliminar certos subprodutos tóxicos ao metabolismo e ainda ajudam o corpo a utilizar o oxigênio mais eficientemente. 
Em suma,  Adaptogênicos são incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.