29 maio 2011

O Sal do Himalaia.

Este sal de coloração rosa, é considerado o melhor sal do mundo.


Produzido no Nepal e na China, o Sal do Himalaia vem de uma reserva natural aos pés da Cordilheira e é considerado um dos mais puros do mundo. 
Na Era Paleozóica, há cerca de 250 milhões de anos, um mar localizado na região foi o responsável pela alta concentração de minerais nesta matéria-prima, que chegam a 92 minerais essenciais, riquíssimos para nosso corpo. O ferro, por exemplo, dá o tom avermelhado, e o manganês, o laranja, resultando num salmão brilhante.

Possui menor teor de Sódio, se comparado com o Sal refinado:
Sal Refinado - 1g = 400mg Sódio
Sal Rosa do Himalaia - 1g = 230mg Sódio

Com isso, o produto apresenta propriedades terapêuticas, como a melhora da circulação sanguínea e é uma opção interessante para hipertensos e para quem quer proteger o coração.
Por ser uma iguaria gastronômica - de textura mais fina e sabor suave - é ideal para ser ingerido crú, para salgar peixes e saladas. O ingrediente consegue realçar os alimentos, conferindo novas experiências gustativas. É um sal em sua forma original, natural e inalterado, que foi cristalizado ao longo de centenas de milhares de anos. A diferença de sabor com outros sais não é gritante; portanto, dependendo do uso, se perde no preparo. Na comida, vale mais pelo charme e por saber que é mais puro (não passa por processos de refinação nem a adição de iodo). Não é, pois, para ser usado em pratos com caldo. Mas, como sal de mesa ou de finalização, é ótima pedida. Vai bem com carnes grelhadas, saladas com molho de azeite de oliva, legumes salteados na manteiga ou qualquer outro alimento preparado, em especial os que tenham mais gordura do que água, para que não se dilua rapidamente.

Cristal de Sal do Himalaia
Laboratórios Europeus confirmaram que os Cristais de Sal do Himalaia possuem os exatos 84 elementos naturais que formam o corpo humano, como o zinco, cálcio, manganês, cobre, ferro e outros. Por ser rico em colóides, que fazem com que os elementos naturais sejam absorvidos pelas células do corpo, ele purifica, relaxa e estimula o organismo agindo como antioxidante e desintoxicante. São inúmeros os benefícios nos casos de osteoporose, artrite, gota, prisão de ventre e como um complemento na alimentação diária.
Mas não é apenas nas nossas mesas que este sal puríssimo pode ser usado.
Um banho de imersão com o Cristal de Sal do Himalaia equivale a 5 dias de jejum, devido ao seu alto poder de desintoxicar o organismo. Já é comercializado como sal de banho, por suas reconhecidas funções hidratantes, antioxidante e desintoxicante. Usado como peeling, deixa a pele nutrida. É rico em colóides (a agentes que facilitam a absorção de nutrientes pelas células do corpo).

O lindo tom vem das dezenas de minerais presentes, além do dominante cloreto de sódio. O ferro lhe dá o toque avermelhado, enquanto o manganês forma o laranja, resumindo-se num salmão brilhante. Quando triturado, tem textura e sabor muito mais intensos do que do sal comum. Assim, vale pelo estado puro e pelo colorido. Assim como a flor de sal, é iguaria para finalização, de preferência para se pôr à mesa. Sirva sobre azeite, manteigas, cremes, peixes grelhados ou qualquer prato mais gorduroso que aguado.
É utilizado também em peelings, inalações, na higiene oral - neutralizando o ph da flora da boca e protegendo o esmalte dos dentes -, nos tratamentos de acnes, machucados, psoríases, conjuntivites, picadas, herpes, osteoporose, artrite, gota, etc.
É também considerado um ionizador natural, eliminando partículas de poeira, bactérias, ácaros, fungos e fumaça, neutralizando ainda a cargas de íons positivos nos ambientes.

Ficha técnica: 
100 g de sal rosa contêm: Magnésio - 32,7 mg/ Potássio - 8 mg/ Selênio - 3,03 mcg /Sódio - 38752 mg /Zinco - 0,388 mg /Calorias - 0/ Proteínas - 0 g /Carboidratos - 0 g/ Cálcio - 45 mg /Cobre - 0,018 mg /Iodo - 0mg /Ferro - 0,103 mg.

Onde comprar:

http://www.saudeorganica.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=210



11 comentários:

  1. Hoje vou usá-lo na sopa.

    ResponderExcluir
  2. Substitui completanente o sal comum pelo fo Himalaia

    ResponderExcluir
  3. Não use em caldos, como sopa.
    O excesso de água o faz dissolver rapidamente, perdendo parte de suas propriedades.

    ResponderExcluir
  4. Depois que conheci o sal rosa, não uso outro,qdo viajo p o exterior é a primeira coisa que procuro, pois lá fora é bem mais barato

    ResponderExcluir
  5. Eu uso em tudo....tudo....tufo!!! Eu redescobri o SABOR do sal. (e também o VALOR do sal na saúde). No dia em que o Correio entregou meu 1º kilo de Sal do Himalaia, fui na minha despensa, peguei o que tinha lá de sal grosso e refinado e SIMPLESMENTE joguei no lixo! Completamente substituído. Parabéns pela publicação Mike e pelo seu blog, muito bom! Ahhhh.... um grande abraço pra você..... e um Excelente 2014!!!

    ResponderExcluir
  6. é fonte renovavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc esperar milhoes de anos pra outro oceano evaporar, mais pressao, temperatura e tal.. eh renovável kkkkkkkkk

      Excluir
  7. Como é que é? Zero iodo? E a questão do iodo como fica?

    ResponderExcluir
  8. Pois nas minhas pesquisas conclui q esse sal nao e indicado pra que mora em regioes com carencia de iodo . (Quem vive a beira mar e consome frutos do mar naturalmente tem aporte de iodo )

    ResponderExcluir
  9. Amo ..!!Uso há quase dois anos o sal do himalaia .Minha saúde melhorou 100% Sou grata ..!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.