05 maio 2010

"MAS", a palavra mágica.


A palavra "mas", tem um poder interessante.
Ela anula o que vem antes dela.

"Eu quero viajar para Europa, mas isso vai custar muito caro".
Nesta frase, o querer viajar para Europa perdeu a força diante do fato de custar caro.
Assim sendo, a viagem está praticamente descartada.

"Você fez um bom trabalho, mas faltou um pequeno detalhe..."
Como você se sentiria diante de um comentário como este em relação a seu trabalho?

Quando mal utilizada, a palavra "mas" desmotiva, desanima, enfraquece a pessoa, diminui a autoestima.

Alguns exemplos:
· Quero ter sucesso na carreira, mas estou numa profissão que não é valorizada.
· Quero ter meu negócio próprio, mas não tenho capital.
· Quero dobrar meus rendimentos, mas não sei como.

Mas, (você consegue notar o efeito desta palavra agora, nesta frase?) quando bem utilizada, ela se torna uma aliada poderosa.

Veja que interessante:
· Estou numa profissão que não é valorizada, mas quero ter sucesso na carreira.
· Não tenho capital, mas quero ter meu negócio próprio.
· Não sei como, mas quero dobrar meus rendimentos.

Os obstáculos perdem sua importância. Só com esta mudança, muitas vezes surgem idéias interessantes para superar os obstáculos.

Quando você diz que "quero ter meu negócio próprio, mas não tenho capital" -- é como se estivesse desistindo, ou no mínimo sem esperanças.

Quando você faz uma mudança pequena e diz "não tenho capital, mas quero ter meu negócio próprio", poderão surgir muitas idéias: procurar um sócio com capital é uma das opções, ou começar a poupar e formar o capital para iniciar o negócio próprio, ou procurar um negócio compatível com o capital de que dispõe, etc.

A fórmula é muito simples: quando perceber que sua frase usa o "mas" como desculpa para se sentir mal, simplesmente gire a frase de 180 graus. Troque de posição as partes que estão antes e depois do "mas" e isso fará uma grande diferença.

Só com isso, você poderá elevar sua autoestima, ser mais produtivo, mais animado, mais motivado, enfim, ter mais sucesso.

Experimente! Não quer experimentar? Então tem um "mas" mal colocado.
Talvez você esteja dizendo "é uma idéia interessante, mas acho que não via funcionar para mim"
Então diga: "Acho que isso não vai funcionar para mim, mas é uma idéia interessante; vou experimentar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.