17 novembro 2016

A erva que tem mais vitamina A do que a cenoura e mais Cálcio que o leite,
além de promover o emagrecimento e inúmeras outras propriedades.

Por Camlia Albuquerque | Chá Benefícios


T

ambém chamado de esperança, taraxaco, alface-de-cão, amargosa, chicória-louca, quartilho, amor-de-homem e muitos outros, 
o dente de leão é conhecido por sua beleza, frequentemente retratada em filmes e fotografias. Suas flores ornamentais chamam atenção e fica até difícil de acreditar que esta planta é considerada daninha por muita gente, tudo porque sua disseminação ocorre com facilidade. Mas o que poucos sabem aqui no Brasil é que lá na Europa o dente de leão é bastante usado em saladas, sumos e chás. E existe um motivo plausível para isso: várias propriedades da planta que oferecem benefícios à saúde!

As propriedades do dente de leão

Entre as diversas propriedades do dente de leão, as principais são:

• A variedade de vitaminas oferecidas por ele (entre elas: vitamina A, B6 e C).
• É rico em minerais (sendo eles: cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro).
• Algumas proteínas também são oferecidas.
• Possui insulina.
• Possui pectina.
• É comprovado que possui mais vitamina A que a cenoura.
• Oferece riboflavina.
• Possui tiamina.
• Uma xícara de seu chá tem a mesma quantidade de cálcio presente em ½ copo de leite.

Estas propriedades oferecem benefícios variados para o organismo do ser humano, os principais são: melhora a saúde óssea, dando força, crescimento e protegendo os ossos; ajuda a controlar distúrbios no fígado, mantendo um fluxo bom da bílis e estimulando a digestão; ajuda no tratamento da diabetes, principalmente estimulando a produção de insulina; é diurético; é útil para prevenir e tratar doenças de pele causadas por infecções microbianas ou fungos; serve como tratamento para a temida acne; promove a perda de peso com seu efeito diurético, ajudando a eliminar as gorduras do corpo; reduz os radicais livres, promovendo a prevenção de câncer; ajuda no tratamento de pessoas anêmicas; atua na redução da tensão arterial.

Os poderes de seu chá

Quando se fala em consumir o dente de leão, a melhor forma é, provavelmente, seu chá – apesar de ser consumido em saladas, sumos, etc. Possui um gosto amargo leve, oferece todos os benefícios já citados anteriormente e o melhor: com apenas 25 calorias em cada xícara! Se tomado 3 vezes ao dia, o efeito emagrecedor é mais eficaz. Então, tá esperando o quê para incluir o chá de dente de leão em sua dieta? A receita você pode conferir abaixo:

2 colheres de sopa de erva
1 litro de água

Coloque as duas colheres e o litro de água para ferver, quando a água alcançar a fervura, tampe a panela e abafe por cerca de 10 minutos. Depois disso, lembre-se de coar e seu chá estará pronto para ser bebido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.