05 janeiro 2015

Alecrim, a erva que alegra a mente.

Há dias em que se tem a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono e difícil e o coração fica triste. É a noite escura da alma. Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando pensei: “Vou tomar um chá de alecrim!” Fui ao jardim e lá encontrei um viçoso pé de alecrim. Interessante é que quase todos que visitam nossos jardins demonstram afeição e respeito pelo alecrim. Confesso que nunca liguei muito para ele. Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e me servi em uma linda xícara. O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando. Uma sensação de bem-estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti a sensação de enorme felicidade. Fiquei muito impressionado com a capacidade dessa planta transmitir alegria. Aliás, o nome alecrim já lembra alegria. Resolvi pesquisar a respeito e veja só que maravilha.O alecrim – Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea – foi muito apreciada na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a ‘Água da Rainha da Hungria’, famosa solução rejuvenescedora. Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota. Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria. O rei da Polônia chegou a pedí-la em casamento! Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria. Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea. Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.

Um ex-viciado em drogas revelou que tivera uma visão divina que o tornou capaz de livrar-se do vício. Foi-lhe indicado que tomasse chá de alecrim para regenerar e limpar as células do corpo, pois o alecrim continha todas as cores do arco-íris. O alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa e, ainda, para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado.

Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim: quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino. Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. ‘O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais’. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã. “Obrigada, gentil alecrim! disse Maria. Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.”



Os 16 benefícios do Alecrim 
que vai fazer você querer usá-lo em uma base regular.

Prevenção do Câncer: Alecrim contém carnosol que pode ser um composto anti-câncer potente. Os pesquisadores tiveram resultados promissores em estudos sobre sua eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Num estudo, os investigadores deu alecrim pulverizado a ratos durante duas semanas e foi deduzido que reduziu a ligação do agente cancerígeno dada aos ratazanas por 76% e significativamente inibiu a formação de tumores mamários.

Melhoria da Memória: Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. um livro de ervas recomenda que tomar alecrim é benéfico para “fraqueza do cérebro.” Hoje, a pesquisa constatou que o alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuroprotetoras que os pesquisadores acreditam que podem proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória normal que acontece com o envelhecimento.

Benefícios para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do alecrim melhora a memoria nas cobais, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.

Enxaqueca: Alecrim tem sido um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.

Alívio da dor: Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial de alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.

Anti-inflamatório: Alecrim contém dois anti-inflamatórios potentes, ácido carnósico e carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.

Sistema imune: Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas. Porque ele é a cura de muitas maneiras, ele aumenta a saúde geral do corpo.

Antibacterianas: Estudos descobriram que o alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.

Saúde Digestiva: Alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.

Ajuda no Crescimento do Cabelo: Existe uma possibilidade de que alecrim podem estimular o crescimento do cabelo. Um estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, teve um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar alecrim, lavanda, tomilho, e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses. No entanto, não é claro se isto foi o alecrim ou outras ervas que provocou o crescimento da planta.

Melhor Circulação: óleo de alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provar esse efeito.

Diurético: Alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Quando alecrim é utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo de urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais para ajudar a se livrar do excesso de água no corpo.

Saúde Respiratória: Alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe. Você também pode ferver alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com qualquer seio ou dor de cabeça associada a doenças respiratórias.

Desintoxicação do fígado: Alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Hipócrates prescrito para essa finalidade. Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduz cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico que é tóxico para o fígado. Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.

Anti-Envelhecimento: Alecrim é um ingrediente popular em anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral. É um fluxo natural do sangue anti-inflamatória e aumenta à pele. Precauções Para a maior parte, alecrim é considerado seguro, sem efeitos secundários. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar o consumo de grandes quantidades do alecrim, pois pode levar a contrações uterinas e aborto. Pessoas com pressão arterial elevada não deve tomar alecrim, pois pode aumentar a pressão arterial.

Hálito fresco: Alecrim pode ser usado como um colutório natural que funciona muito bem. Para fazer o bochecho, íngreme alecrim fresco em um litro de água aquecida. Coe e use-o como um enxaguatório bucal frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...