08 abril 2012

O Coração tem razões que a própria Razão desconhece.








O Coração tem seu próprio

Cérebro e Consciência.




Campos do coração
Muitos acreditam que a consciência se origina no cérebro sozinho. Recentes estudos científicos sugerem que a consciência realmente emerge do cérebro e do corpo agindo em conjunto. Um corpo crescente de evidências sugere que o coração desempenha um papel particularmente importante neste processo.Muito mais do que uma bomba simples, como se acreditava, o coração é agora reconhecido pelos cientistas como um sistema altamente complexo com a sua própria funcional "cérebro".
Pesquisa na nova disciplina de neurocardiologia mostra que o coração é um órgão sensorial e um sofisticado centro de recepção e processamento de informações. O sistema nervoso dentro do coração (ou "cérebro e coração") que lhe permite aprender, lembrar e tomar decisões funcionais independente do córtex cerebral do cérebro. Além disso, numerosas experiências demonstraram que os sinais do coração continuamente envia para o cérebro influenciar a função dos centros superiores do cérebro envolvidas na percepção, cognição e processamento emocional.
Em adição à rede de comunicação extensa neural que liga o coração com o cérebro eo corpo, o coração também comunica informação para o cérebro e em todo o corpo através de interacções de campo electromagnético. O coração gera o campo do corpo eletromagnético mais poderoso e mais extenso rítmica. Comparado com o campo eletromagnético produzido pelo cérebro, o componente eléctrica do campo do coração é aproximadamente 60 vezes maior em amplitude, e permeia todas as células do corpo. O componente magnético é de aproximadamente 5000 vezes mais forte do que o campo magnético do cérebro e pode ser detectado vários metros de distância a partir do corpo com magnetômetros sensíveis.




O coração gera uma série contínua de pulsos electromagnéticos em que o intervalo de tempo entre cada batida varia de uma forma dinâmica e complexa. Campo do coração sempre presente rítmica tem uma poderosa influência sobre os processos de todo o corpo. Nós demonstramos, por exemplo, que ritmos cerebrais, naturalmente, sincronizar a atividade rítmica do coração, e também que durante a sentimentos sustentados de amor ou valorização, a pressão arterial e os ritmos respiratórios, entre outros sistemas oscilatórios, arrastar para o ritmo do coração.
Propomos que campo do coração funciona como uma onda portadora de informações que fornece um sinal global de sincronização para todo o corpo. Especificamente, sugerimos que como pulsando ondas de emitir energia para fora do coração, eles interagem com os órgãos e outras estruturas. As ondas codificar ou gravar as características e actividade dinâmica destas estruturas em padrões de energia de onda que são distribuídos por todo o corpo. Desta forma, a informação codificada actua para em forma-(literalmente, dar forma a) a actividade de todos as funções corporais para coordenar e sincronizar os processos no corpo como um todo. Esta perspectiva requer um conceito energético de informação, em que os padrões de organização estão encerradas em ondas de energia da actividade do sistema distribuído por todo o sistema como um todo.
A pesquisa básica no Instituto de HeartMath mostra que as informações relativas ao estado emocional de uma pessoa é também comunicada por todo o corpo através do campo eletromagnético do coração. Os padrões rítmicos batimento do coração mudar significativamente à medida que experimentamos diferentes emoções. As emoções negativas, como raiva ou frustração, estão associados com um errático, padrão desordenado incoerente em ritmos do coração. Em contraste, as emoções positivas, como o amor ou apreciação, estão associados com um liso, padrão, ordenada e coerente em atividade rítmica do coração. Por sua vez, estas alterações nos padrões de batendo do coração criar mudanças correspondentes na estrutura do campo electromagnético irradiada pelo coração, mensurável por uma técnica chamada de análise espectral.
Mais especificamente, demonstramos que sustentados emoções positivas parecem dar origem a um modo distinto de funcionamento, a que chamamos coerência psicofisiológica. Durante este modo, ritmos cardíacos exibem uma ondulatório seno padrão e de campo electromagnético do coração torna-se correspondentemente mais organizado.
* No nível fisiológico, este modo é caracterizado por uma maior eficiência e harmonia na atividade e as interações dos sistemas do corpo.
* Psicologicamente, este modo está relacionada com uma redução notável no diálogo mental interno, a percepção redução do estresse, aumento equilíbrio emocional, mental e clareza maior, discernimento intuitivo, e desempenho cognitivo.
Em suma, nossa pesquisa sugere que a coerência psicofisiológica é importante no reforço da consciência, tanto de percepção sensorial do corpo de as informações necessárias para executar e coordenar a função fisiológica, e também para otimizar a estabilidade emocional, a função mental, e ação intencional. Além disso, como veremos a seguir, há evidências experimentais de que a coerência psicofisiológica poderá aumentar nossa consciência e sensibilidade para os outros ao nosso redor. O Instituto de HeartMath criou tecnologias práticas e ferramentas que todas as pessoas podem usar para aumentar a coerência.

Coração de campo Interações entre indivíduos
A maioria das pessoas pensa de comunicação social somente em termos de sinais evidentes, expressas através da linguagem, qualidades de voz, gestos, expressões faciais e movimentos do corpo. No entanto, existe agora evidência de que um eletromagnética sutil, mas influente ou sistema de comunicação "enérgico" opera bem abaixo da nossa percepção consciente. Interações energéticas provavelmente contribuem para os "magnético" atrações ou repulsões que ocorrem entre os indivíduos, e também afetam as trocas e relações sociais. Além disso, parece que o campo do coração desempenha um papel importante na comunicação de informação fisiológica, psicológica, e social entre os indivíduos.
Experimentos realizados no Instituto de HeartMath encontraram evidências notável que o campo eletromagnético do coração pode transmitir informações entre as pessoas. Temos sido capazes de medir o intercâmbio de energia do coração entre os indivíduos de até 5 metros de distância. Descobrimos também que as ondas cerebrais de uma pessoa pode realmente sincronizar o coração de outra pessoa. Além disso, quando um indivíduo está gerando um ritmo cardíaco coerente, a sincronização entre as ondas dessa pessoa cerebrais e batimentos cardíacos de outra pessoa é mais provável de ocorrer. Estes achados têm implicações intrigantes, sugerindo que os indivíduos em um estado psychophysiologically coerente se tornam mais conscientes da informação codificada nos campos do coração daqueles que os cercam.
Os resultados desses experimentos levaram-nos a inferir que os atos do sistema nervoso como uma "antena", que está sintonizado e responde aos campos electromagnéticos produzidos pelas corações de outros indivíduos. Acreditamos que essa capacidade de troca de informação energética é um capacidade inata que aumenta a conscientização e medeia importantes aspectos de uma verdadeira empatia e sensibilidade para os outros Além disso, temos observado que esta capacidade de comunicação energético pode ser intencionalmente melhorada, produzindo um nível muito mais profundo da comunicação não-verbal, compreensão e ligação entre as pessoas. Há também evidências intrigantes que as interações de campo do coração pode ocorrer entre pessoas e animais.
Na comunicação, a curto energético através do campo do coração facilita o desenvolvimento de uma consciência expandida em relação ao nosso mundo social.

Campo do coração e intuição
Há também novos dados sugerem que o campo do coração está diretamente envolvida na percepção intuitiva, através de seu acoplamento a um campo energético de informações fora dos limites de espaço e tempo.Usando um projeto experimental rigoroso, encontramos evidências de que tanto o coração eo cérebro receber e responder a informações sobre um acontecimento futuro antes que o evento realmente acontece. Ainda mais surpreendente foi a nossa conclusão de que o coração parece receber essa informação "intuitiva" antes que o cérebro. Isto sugere que o campo do coração pode ser ligada a um campo mais subtil energético que contém informação sobre os objectos e eventos remotos no espaço ou à frente no tempo. Chamado por Karl Pribram e outros, o "domínio espectral," esta é uma forma fundamental de energia potencial que envolve o espaço eo tempo, e é pensado para ser a base para a nossa consciência de "o todo".
(Veja heartmath.org para mais detalhes .)

Os campos sociais
Da mesma maneira que o coração gera energia no corpo, propomos que a colectiva social é o activador e regulador da energia em sistemas sociais.
Um corpo de trabalho inovador mostra como o campo da interação sócio-emocional entre a mãe e seu bebê é essencial para o desenvolvimento do cérebro, a emergência da consciência, ea formação de uma saudável auto-conceito. Essas interações são organizadas ao longo de duas dimensões relacional-estimulação das emoções do bebê, e regulação de energia emocional compartilhada.Juntos, eles formam um campo sócio-emocional através do qual grandes quantidades de informações psicobiológico e psicossocial são trocados. Organização coerente das relações mãe-filho que compõem este campo é fundamental. Isso ocorre quando as interações são cobrados, o mais importante, com emoções positivas (amor, alegria, felicidade, emoção, apreciação, etc), e são modeladas como altamente sincronizadas, trocas recíprocas entre estes dois indivíduos. Esses padrões são impressos no cérebro da criança e, assim, influenciar a função
psicossocial ao longo da vida. (Veja Allan Schore, afetar a regulação ea Origem do Self.)
Além disso, em um estudo longitudinal de 46 grupos sociais, um de nós (RTB) documentou como informações sobre a organização global de um grupo-coletivo do grupo-consciência parece ser transmitida a todos os membros por um campo energético de sócio-emocional de conexão. Dados sobre as relações entre cada par de membros foi encontrada para fornecer uma imagem precisa da estrutura social do grupo como um todo. Organização coerente da estrutura social do grupo é associado a uma rede de emoções de carga positiva (amor, emoção e otimismo) que conectam todos os membros. Esta rede de emoções positivas parece constituir um campo de conexão energética em que a informação sobre a estrutura social do grupo é codificado e distribuído por todo o grupo. Surpreendentemente, uma imagem precisa da estrutura geral do grupo social foi obtido a partir de informações apenas sobre as relações entre pares de indivíduos. Acreditamos que a
única maneira que este é possível é se a informação sobre a organização de todo o grupo é distribuído a todos os membros do grupo através de um campo energético. A correspondência em informações entre partes eo todo é consistente com o princípio da organização holográfica. [2]

Síntese e Implicações
Alguns recursos de organização do campo do coração, identificadas em diversos estudos em HeartMath, também podem ser compartilhados por aqueles do nosso campo hipotético social. Cada um é um campo de energia em que as formas de onda de energia codificam as características dos objetos e acontecimentos à medida que a energia em todo o sistema. Isto cria uma ordem não-local de informação energético em que cada localização no campo contém uma imagem envolvida da organização de todo o sistema naquele momento. A organização e processamento de informações nesses campos de energia pode ser melhor compreendida em termos de princípios quânticos holográficas. 
Outra semelhança é o papel das emoções positivas, como amor e apreciação, na geração de coerência, tanto no campo do coração e nos campos sociais. Quando o movimento de energia é intencionalmente regulados para formar um todo coerente, harmoniosa ordem integridade das informações e fluxo são otimizados. Este, por sua vez, produz estável, função do sistema eficaz, o que melhora a saúde, bem-estar psicossocial, e ação intencional no indivíduo ou grupo social.
Coerência do coração ea coerência social pode também agir para reforçar-se mutuamente. Como indivíduos dentro de uma coerência psicofisiológica aumento grupo, sintonia psicossocial pode ser aumentada, aumentando assim a coerência das relações sociais. Do mesmo modo, a criação de um campo social coerente por um grupo pode ajudar a suportar a geração e manutenção de coerência psicofisiológica nos seus membros individuais. Um expandido, aprofundado percepção e consciência resultados do corpo interno processos fisiológicos, emocionais e mentais, e também dos mais profundos, ordens latentes envolvida nos campos de energia que nos rodeiam. Esta é a base da auto-consciência, a sensibilidade social, intuição, criatividade, discernimento espiritual, e compreensão de nós mesmos e tudo o que está conectado.É através da geração intencional de coerência em ambos os campos de coração e sociais que uma mudança crítica para o
próximo nível de consciência planetária pode ocorrer, uma que traz -nos em harmonia com o movimento do conjunto.

Para mais informações sobre o Instituto de pesquisa HeartMath e publicações, visite www.heartmath.org .


Rollin McCraty, Ph.D.
Rollin é o Vice-Presidente Executivo e Diretor de Pesquisa do Instituto de Matemática Coração. Ele foi com IHM desde o seu início em 1991 e trabalhou com o fundador da Doc Childre para formular os objetivos da organização de pesquisa e criar o seu Conselho Consultivo Científico. Rollin é um Fellow da American Institute of Stress, detém participações com a Rede neurocardiologia Internacional, Sociedade Autonomic americano, pavloviano Sociedade e Associação de Psicofisiologia Aplicada e Biofeedback e é professor adjunto da Claremont Graduate University.
Raymond Bradley Trevor, Ph.D.
Professor Adjunto Pesquisador Associado do Centro de Pesquisas sobre o Cérebro e Ciências informativos, Radford University, Diretor, Instituto de Ciências Sociais inteiro; Autor - Estrutura Carisma e Social, Carmel, CA.
Dana Tomasino, BA
Pesquisador e escritor científico no Instituto de HeartMath desde 1995.







OS ANCESTRAIS E AS DIFERENTES
INTELIGÊNCIAS DO NOSSO CORPO



De acordo com os ancestrais de diferentes partes de nosso mundo, nosso corpo sente e pensa. Por exemplo, no caso dos ancestrais das tribos australianas, quando uma pessoa se fere ou adoece, a tribo se reúne ao redor do enfermo e canta pedindo perdão à ferida ou parte afetada. E esta começa automaticamente a dar sinais de melhora e ocorrem curas milagrosas.

O mesmo ocorre nas assombrosas curas dos kahunas ou médicos magos havaianos. Eles entram em oração direta com a parte afetada pedindo-lhe perdão. Esse ato de oração envolve os magos, o paciente e todas as vidas durante as quais eles possam ter se encontrado e se envolvido com essa pessoa. E também ocorrem curas consideradas milagrosas.

No conhecimento ancestral Inca, tudo é reciprocidade, quando alguém adoece ou se enche de energia pesada ou por ter atitudes egoístas, não deixando fluir a energia leve. Por isso nas curas se pede para aquela parte do corpo se harmonizar permitindo que o bloqueio se reequilibre.E a pessoa se cura.

No caso dos Lakotas, na América do Norte, eles falam com o corpo para informar-lhe que existe uma medicina que vai curá-lo. E logicamente as pessoas se curam.
Como vemos, examinando alguns casos de medicina ancestral, chegamos a uma interessante conclusão: os ancestrais aceitavam as partes de nosso corpo como um ser completamente inteligente e autônomo do cérebro. Isso durante os últimos séculos passou a ser considerado como fraude ou superstição. Mas vejamos agora as descobertas mais recentes da ciência. Você vai ficar estupefata (o).

A sabedoria do corpo é um bom ponto de acesso às dimensões ocultas da vida: é totalmente invisível, mas inegável. Os investigadores médicos começaram a aceitar este fato em meados dos anos oitenta. Anteriormente se considerava que a capacidade da inteligência era exclusiva do cérebro. Então foram descobertos indícios de inteligência no sistema imune e, logo a seguir, no digestivo.

A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA IMUNE

A Dra. Bert descobriu (e logo outros cientistas confirmaram), que existem tipos de receptores inteligentes não só nas células cerebrais, mas em todas as células, de todas partes do corpo (chamaram inicialmente de neuropeptídios). Quando começaram a observar as células do sistema imunológico, por exemplo, as que protegem contra o câncer, contra as infecções, etc., encontraram receptores dos mesmos tipos que os do cérebro. Em outras palavras, suas células imunológicas, as que o protegem do câncer e das infecções, estão literalmente vigiando cada um dos seus pensamentos, cada emoção, cada conceito que você emite, cada desejo que tem. Cada pequena célula T e B do sistema imunológico produz as mesmas substâncias químicas produzidas pelo cérebro quando pensa. Isto torna tudo muito interessante, porque agora podemos dizer que as células imunológicas são pensantes. Não são tão elaboradas como as células cerebrais, que podem pensar em português, inglês ou espanhol. Mas sim, elas pensam, sentem, se emocionam, desejam, se alegram, se entristecem, etc. E isto é a causa de enfermidades, de stress,câncer, etc. Quando você se deprime entram em greve e deixam passar os vírus que se instalam em seu corpo.

A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA DIGESTIVO

Há dez anos parecia absurdo falar de inteligência nos intestinos. Sabia-se que o revestimento do trato digestivo possui milhares de terminações nervosas, mas que eram consideradas simples extensões do sistema nervoso, um meio para manter a insossa tarefa de extrair substâncias nutritivas do alimento. Hoje sabemos que, depois de tudo, os intestinos não são tão insossos. Estas células nervosas que se estendem pelo trato digestivo formam um fino sistema que reage a acontecimentos externos: um comentário perturbador no trabalho, um perigo iminente, a morte de um familiar. As reações do estômago são tão confiáveis como os pensamentos do cérebro, e igualmente complicadas.

A INTELIGÊNCIA DO FÍGADO

As células do cólon, fígado e estômago também pensam, só que não com a linguagem verbal do cérebro. O que chamamos reação visceral é apenas um indício da complexa inteligência destes milhares de milhões de células. Em uma revolução médica radical, os cientistas acessaram uma dimensão oculta que ninguém suspeitava: as células nos superaram em inteligência durante milhões de anos.

A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO

Muitos acreditam que a consciência se origina unicamente no cérebro. Recentes investigações científicas sugerem, de fato, que a consciência emerge do cérebro e do corpo atuando juntos. Uma crescente evidência sugere que o coração tem um papel particularmente significativo neste processo. Muito mais que uma simples bomba, como alguma vez se acreditou, o coração é reconhecido atualmente pelos cientistas como um sistema altamente complexo, com seu próprio e funcional cérebro. Ou seja, o coração tem um cérebro ou inteligência. Segundo novas investigações no campo da Neurocardiologia, o coração é um órgão sensorial e um sofisticado centro para receber e processar informação. O sistema nervoso dentro do coração (ou o cérebro do coração) o habilita a aprender, recordar e tomar decisões funcionais independentemente do córtex cerebral. Além da extensa rede de comunicação nervosa que conecta o coração com o cérebro e com o resto do corpo, o coração transmite informação ao cérebro e ao corpo, interagindo através de um campo elétrico.

E LEIA ISTO:
O coração gera o mais poderoso e mais extenso campo elétrico do corpo. Comparado com o produzido pelo cérebro, o componente elétrico do campo do coração é algo assim como 60 vezes maior em amplitude, e penetra em cada célula do corpo. O componente magnético é aproximadamente 5000 vezes mais forte que o campo magnético do cérebro e pode ser detectado a vários pés de distância do corpo com magnetômetros sensíveis.

RECOMENDAÇÕES:
As investigações do Instituto HeartMath sugerem que respirar com Atitude, é uma ferramenta que ajuda a sincronizar seu coração, mente e corpo para dar-lhe uma coerência psicofisiológica mais poderosa. Ao usar esta técnica regularmente experimente-a cinco vezes ao dia - você desenvolverá a habilidade para realizar uma mudança de atitude durável. Respirando com Atitude, você coloca o foco em seu coração e no plexo solar, enquanto respira com uma atitude positiva. O coração automaticamente harmonizará a energia entre o coração, a mente e o corpo, incrementando a consciência e a clareza.

A Técnica de Respirar com Atitude
1. Coloque o foco em seu coração enquanto inala. Enquanto exala coloque o foco no plexo solar. O plexo solar se encontra umas quatro polegadas debaixo do coração, justamente debaixo do esterno onde os lados direito e esquerdo da caixa torácica se juntam.

2. Pratique inalar através do coração e exalar através da caixa torácica durante 30 segundos ou mais para ajudar a ancorar sua atenção e sua energia ali. Depois escolha alguma atitude ou pensamento positivo para inalar ou exalar durante esses 30 segundos ou mais. Por exemplo, você pode inalar uma atitude de estima e exalar uma de atenção.

3. Selecione atitudes para respirar que lhe ajudem a compensar as emoções negativas e de desequilíbrio relacionadas com as situações pelas quais você está passando. Respire profundamente com a intenção de dirigir-se ao sentimento relacionado a essa atitude. Por exemplo, você pode inalar uma atitude de equilíbrio e exalar uma atitude de misericórdia, ou pode exalar uma atitude de amor e exalar uma atitude de compaixão.

4. Pratique diferentes combinações de atitudes que você queira desenvolver. Pode dizer em voz alta: Respiro Sinceridade, Respiro Coragem, Respiro Tranqüilidade, Respiro Gratidão ou qualquer atitude ou sentimento que você queira ou necessite. Inclusive, se você não sente a mudança de atitude a princípio, mesmo fazendo um esforço genuíno para mudar, ao menos lhe ajudará a alcançar um estado neutro, no qual você terá mais objetividade e poupará energia.

FONTE: http://www.luzdegaia.org/outros/diversos/ancestrais.htm




SIGA SEU CORAÇÃO,
ELE É MAIS INTELIGENTE 

DO QUE VOCÊ PENSA

O coração é também o primeiro órgão formado no útero. O resto vem depois.

Recentemente, neurofisiologistas ficaram surpresos ao descobrirem que o coração é mais um órgão de inteligência, do que (meramente) a estação principal de bombeamento do corpo. Mais da metade do Coração é na verdade composto de neurônios da mesma natureza daqueles que compõem o sistema cerebral. Joseph Chilton Pearce-, autor de A biologia da Transcendência, chama a isto de o maior aparato biológico e a sede da nossa maior inteligência.

O coração também é a fonte do corpo de maior força no campo eletromagnético. Cada célula do coração é única e na qual não apenas pulsa em sintonia com todas as outras células do coração, mas também produz um sinal eletromagnético que se irradia para além da célula. Um EEG que mede as ondas cerebrais mostra que os sinais eletromagnéticos do coração são muito mais fortes do que as ondas cerebrais, de que uma leitura do espectro de freqüência do coração podem ser tomadas a partir de três metros de distância do corpo sem colocar eletrodos sobre ele!

A freqüência eletromagnética do Coração produz arcos para fora do coração e volta na forma de um campo saliente e arredondado, como anéis de energia. O eixo desse anel do coração se estende desde o assoalho pélvico para o topo do crânio, e todo o campo é holográfico, o que significa que as informações sobre ele podem ser lidas a partir de cada ponto deste campo.

O anel eletromagnético do Coração não é a única fonte que emite este tipo de vibração. Cada átomo emite energia nesta mesma frequencia. A Terra está também no centro de um anel, assim é o sistema solar e até mesmo nossa galáxia e todos são holográficas. Os cientistas acreditam que há uma boa possibilidade de que haja apenas um anél universal abrangendo um número infinito e interagindo dentro do mesmo espectro. Como os campos eletromagnéticos são anéis holográficos, é mais do que provável que a soma total do nosso Universo esteja presente dentro do espectro de freqüência de um único anel.

Isto significa que cada um de nós está ligado a todo o Universo e como tal, podemos acessar todas as informações dentro dele a qualquer momento. Quando ficamos quietos para acessar o que temos em nossos corações, nós estamos literalmente conectados à fonte ilimitada de Sabedoria do Universo, de uma forma que percebemos como milagres entrando em nossas vidas.

Quando desconectamos e nos desligamos da sabedoria inata de amor do Coração, baseado nos pensamentos, o intelecto refletido no ego assume o controle e opera independentemente do Coração, e nós voltamos para uma mentalidade de sobrevivência baseada no medo, ganância, poder e controle. Desta forma, passamos a acreditar que estamos separados, a nossa percepção de vida muda para uma limitação e escassez, e temos que lutar para sobreviver. Este órgão incrível, que muitas vezes ignoramos, negligenciamos e construimos muros ao redor, é onde podemos encontrar a nossa força, nossa fé, nossa coragem e nossa compaixão, permitindo que a nossa maior inteligência emocional guie nossas vidas.
Devemos agora mudar as engrenagens para fora do estado baseado no medo mental que temos sido ensinados a acreditar, e nos movermos para viver centrados no coração. Para que esta transformação ocorra, é preciso aprender a meditar, entrar em seu coração e acessar a sabedoria interior do Universo. É a única maneira, é O Caminho. A medida que cada um de nós começa esta revolução tranquila de viver do Coração, vamos começar a ver os reflexos em nossas vidas e em nosso mundo. Esta é a forma como cada um de nós vai criar uma mudança no mundo, criar paz, criar harmonia e equilíbrio, e desta forma, vamos todos criar o Paradigma do Novo Mundo do Céu na Terra.


Rebecca Cherry

2 comentários:

  1. Bacana isso! Quem sabe em breve deixaremos de estudar a cardiologia e passaremos a estudar a esperada CARDIOSOFIA nas univeridades...

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho um especial de frases de amor uma coisa que vem do coração, segue o link: http://quemdisse.com.br/especial.asp?QDCOD=DYP9P5SEIE4D53PTB277&t=frases-amor-e-outra-coisa .

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...