20 agosto 2009

Anis Estrelado: a matéria prima do Tamiflu.

Tradicionalmente usada na falta de apetite, gastrites ou flatulência, é atualmente exportada para o mundo inteiro. É a matéria-prima do medicamento anti-viral Tamiflu utilizado no tratamento da gripe aviária e suína.

Nome Comum: Anis-Estrelado

Outros Nomes: Anis-da-china, badiana, badiana-da-china, Ba jiao hui chian (Ch.), Star anise (Ing.), Anice stellato (It.)
Nome Científico: Illicium verum Hooker

Atualmente, esta planta tem sido alvo de um enorme interesse econômico e científico. A sua utilização como matéria-prima para a fabricacão do famoso medicamento anti-viral Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe das aves, fez com que os seus preços disparassem nos últimos tempos.

A sua utilização medicinal, porém, remonta há séculos, e a etnomedicina tem-na utilizado para tratar problemas de falta de apetite, dispepsias hiposecretoras, gastrites, enterites, flatulência (peidorreira) e espasmos gastrointestinais. Topicamente é usada em micoses. A Comissão Européia aprovou a sua utilização na perda de apetite, tosse e bronquite - aplicações que se devem à sua actividade expectorante, espasmolítica, carminativa, estomática e antiséptica. Tem ainda um efeito activador da secreção do leite e do suor.
Árvore dos bosques tropicais do sudeste da China e norte do Vietname, é hoje em dia cultivada no Sul da China e noutras regiões tropicais, sendo exportada para o mundo inteiro. Entre as suas substâncias, destacam-se essencialmente o trans-anetol (80-90%), hidrocarbonetos, linalol e cineol.
Modo de preparo
A dose média diária é cerca de três gramas de planta. Pode ser tomada em infusão e, neste caso, adiciona-se 0,5 a 1g de frutos por chávena e toma-se uma chávena depois das refeições. O consumo pode ainda ser em cápsulas (pó) ou sob a forma de extrato seco (100 a 300mg por dia).
Independentemente da forma ou da dosagem, o importante é primar pela qualidade; se tiver alguma dúvida, pode sempre aconselhar-se com o seu médico ou falar com o seu técnico de saúde.
Mastigar?
O anis-estrelado pode também ser mastigado. Mastigar o anis-estrelado após as refeições ajuda a digestão e aromatiza o hálito.
Na cozinha:
Se você procurar anis-estrelado e receita, vai encontrar mais de 6.300 resultados. Desde doces, com sorvetes ou compotas de abacaxi e cenouras carameladas.
Dicas: Introduza um pedacinho de anis-estrelado dentro do frango ou pato e adquirirá um delicioso sabor condimentado e adocicado. O anis-estrelado vai bem com gengibre, canela, cravinho, pimenta e molho de soja.

Onde comprar no Brasil:
http://www.chaecia.com.br
R$ 9,90 - 100 gramas

Fontes:

3 comentários:

  1. Olá Mick, pediria encarecidamente para referenciar meu blog quando usar meus posts.

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/como-preparar-anis-estrelado-contra.html


    Um grande abraco
    Emerson

    ResponderExcluir
  2. parabens obrigado por tudo breve farei uma doacão decente

    ResponderExcluir
  3. Olá Mick
    Nao há problema algum, jamais pensei que houvesse alguma intencao.

    obrigado por adicionar o link ;)

    Isto é meio que blogetiqueta :P

    E fique a vontade para copiar outros posts

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...