15 dezembro 2008

Você é o que você come.


Alimentos funcionais e integrais

São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva a considerável empobrecimento do produto com relação aos vários nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária a presença de vitaminas e minerais. Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados) o próprio organismo terá que fornece-las, retirando de seus estoques, e isso em algum tempo leva ao empobrecimento vitamínico e desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite...). Por isso, prefira alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais) pois estes fornecem todos os nutrientes necessários à manutenção do nosso corpo.

AÇÚCAR DEMERARA - Feita do açúcar mascavo, através de um processo de centrifugação. Tem sabor mais suave que o mascavo. Este açúcar serve para pessoas que querem deixar o açúcar refinado.

AÇÚCAR MASCAVO - É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AGAR-AGAR - É um pó branco extraído de algas, que quando colocado em água, a absorve tomando uma consistência gelatinosa, que além de ser um substituto para a gelatina comum no preparo de sobremesas, auxilia a reduzir a fome e a regularizar o intestino.

ALGAS MARINHAS - Ricas em sais minerais, ajudam a eliminar resíduos alimentares tóxicos (alimentos industrializados) do nosso corpo. Na alimentação, são utilizadas de várias maneiras: cozidas em sopas ou junto com algum cereal integral, fritas, como recheio de legumes e etc. Atuando no fortalecimento do organismo, dos ossos, dos cabelos, ajudam no tratamento da obesidade, em envenenamentos por metais pesados, ferimentos, celulite, febre, eczema, doenças hepáticas, gota, problemas menstruais, doenças renais, etc.
ALGA "NORI" - de cor violeta ou púrpura, tem a textura de uma folha de papel fina, muito empregada para enrolar o "sushi" japonês, é rica em vitaminas B e C e proteínas.
ALGA "WAKAME" - conhecida pelos ingleses como Kelp, é fina e verde, muito rica em cálcio e iodo e ótima em sopas.
ALGA "KOMBU" - colocada em molho na água parece retornar à vida, aumentando de tamanho, excelente em sopas e até mesmo sozinha cozida. Rica em cálcio, fósforo e iodo.

ARARUTA - Araruta é uma raiz branca. O creme feito com araruta é recomendado para distúrbios intestinais (disenterias, diarréias) e problemas respiratórios (gripe, bronquite). Restaurador de forças. Excelente fortificante quando acompanhado de ameixa umeboshi. Misturado com shoyu é bastante eficaz contra gripe e infecções na garganta. Utilizada para engrossar sopas, mingaus, pudins, geléias, cremes, molhos, etc.

ARROZ INTEGRAL - Como alimento principal, bem mastigado e ensalivado é um poderoso alimento-medicamento. É extremamente importante como auxiliar no tratamento de vários distúrbios como:
- desequilíbrio psíquico e falta de memória
- purificador do sangue e aparelho digestivo
- se comido puro, faz cessar diarréias e gases
- auxilia o tratamento de alergias
- por ser rico em fibras auxilia o tratamento de prisão de ventre
- auxiliar em inflamações cutâneas .Além disso, é um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro, etc.
Preparo: Refogue alho e cebola em um pouco de óleo na panela. Depois acrescente o arroz lavado e deixe-o tostar mexendo sempre até que fique ligeiramente dourado. Acrescente água quente, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando. Acrescente mais água quente a medida que a água for evaporando. Cozinhe de 30 a 50 minutos e deixe a água evaporar por completo. Depois de pronto acrescente gersal e molho shoyu e sirva.

AVEIA (FARELO DE AVEIA) - É a película do grão de aveia que por possuir uma rica quantidade de fibras hidrosolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após oito semanas de uso constante. O cozimento da aveia é ótimo tônico fortificando convalescentes. Excelente nas enfermidades dos rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.


AVEIA (GRÃOS OU FLOCOS) - É também um cereal de grande importância no uso terapêutico. É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.

- famoso por aumentar a resistência física
- auxiliar no tratamento da impotência sexual
- auxiliar no tratamento e prevenção de anemia
- é hipoglicemiante, auxiliando a regularização da taxa glicêmica (açucar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos
- estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno.Rica em vitaminas B , cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês. Excelente para convalescentes e atletas.

BROTOS - O hábito de ingerir grãos brotados ou germinados como brotos de feijão azuki, lentilha, alfafa, trigo, arroz, etc., já faz parte dos hábitos alimentares de quase todo o mundo. Excelentes fontes de vitaminas, (entre elas a vit. C), e minerais.
- auxiliam o tratamento de esgotamento físico, estresse
- recomendado para convalescenças, doenças crônicas
- equilibrador do sistema nervoso
- auxiliar na recuperação de infecções, viroses
- estimulam a lactação
- na complementação alimentar de crianças e atletas

CENTEIO (GRÃOS, FARINHA, FLOCOS) - É um excelente alimento usado há milênios na confecção de pães. Indicado para os casos de:
- hipertensão arterial, doenças cardíacas, arterioesclerose, falta de memória
- é rico em cálcio, ferro, magnésio e fosforo
- fluidifica o sangue, favorecendo a circulação e tornando os vasos sanguíneos elásticos

CEVADA (CAFÉ DE CEVADA) - Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o "café de cevada" que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro. Tônico para o coração.
CEVADA EM GRÃO (CEVADINHA) - Cereal leve e refrescante, pode ser consumido em forma de pão, os grãos cozidos (puros ou em sopas)
- auxilia o tratamento de inflamações do aparelho digestivo e genito-urinário
- evita desarranjos intestinais
- restarador do equilíbrio nervoso
- favorece o rejuvenecimento dos tecidos
- garante boa calcificação nos ossos
- rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.

DAMASCO SECO - Excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de próvitamina A e vitamina B12.

ERVILHA - LENTILHA - Têm alto teor de carboidratos e fibras. Baixo teor de gordura. Boa fonte de vitamina B e sais minerais. Usadas em sopas, saladas e para acompanhar cereais, substituindo a carne.

FARELO OU FIBRA DE TRIGO - Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre. Baixíssimo teor calórico. Usado no tratamento da obesidade. Consumir com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães e bolos.

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL - É o grão trigo moído sem que tenha passado pelo processo de refinamento. Utilizada no preparo de bolos e pães, em substituição à farinha branca comum, que no processo de refino, perde vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, e outros 21 nutrientes importantes ao bom funcionamento do nosso corpo.

FEIJÃO AZUKI - Possui grau de fermentação inferior aos demais feijões. Seu preparo é igual ao do feijão comum. É indicado para evitar formação de cálculos nos rins e na vesícula, regula a hipertensão natural e o excesso de açúcar nos diabéticos. Torrando-se os grãos do feijão azuki e adicionando-se água é preparado um chá especial para diabéticos e para eliminação do excesso de ácido úrico. Excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B.

FRUTA SECA - Valiosas, as frutas nos atraem por sua variedade de cores , aromas, sabores adocicados, pelos nutrientes que fornecem, bem como por sua vital contribuição em nossa dieta.
Preparadas por processos de desidratação cada vez mais modernos que minimizam perdas nutricionais, as frutas secas têm altas concentrações de minerais e frutose, o açúcar natural das frutas..
São ótimas substitutas de doces, pois são naturalmente saborosas e nutritivas, enquanto a maioria dos doces, mesmo aqueles feitos a base de frutas, contém muito açúcar refinado em seu preparo, o que os tonam prejudiciais à saúde (predispõe a obesidade, diabetes, desmineralização do organismo e etc ).
Além de suas características de concentração de nutrientes ( ricas em potássio, ferro, magnésio, fibras e vitaminas em geral ), as frutas secas são muito convenientes, têm boa conservação e são facilmente armazenadas.
De manhã, nos lanches e em pratos especiais... São alimentos indispensáveis para os aventureiros; em acampamentos, em práticas desportivas, pedaladas e caminhadas, nutrição saudável garantida.

GELÉIA REAL - É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas.. É um maravilhoso conjunto de vitaminas e relativamente barato. Indicado para o rejuvenecimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranquilo, revigoramento geral, regularização das funções cardíacas, hepáticas, renais e intestinais; melhora o apetite, desenvolvimento de crianças; eliminação de depressão e esgotamento nervoso; alívio para mulheres na menopausa; tosse, resfriados e bronquites.

GERGELIM - Sementes pretas e brancas (ou amarelas). Contém lecitinas e fosfatos em abundância. Alimento específico para o sistema nervoso, aumenta a atividade e o reflexo do cérebro. Ricas em Vitaminas A , cálcio, proteínas e calorias.

GERME DE TRIGO - Grande valor alimentício (vit. E, B, outros complexos B e proteínas). Protege o organismo contra a poluição. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa (insônia, tensão). Diminui a tensão arterial e varizes. Pode ser usado no iogurte, coalhadas, sucos, etc.

GERSAL - Preparado com sementes de gergelim torradas e moídas com sal marinho natural. Excelente para o bom humor. Ingerir diariamente, a cada refeição, sobre o arroz integral já pronto. Desacidificante do sangue, fortificante do cérebro e dos nervos.

GIRASSOL - O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de cãimbras. Ajuda a eliminação de resíduos da poluição. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.

GLÚTEN - conhecido também como carne vegetal, é feito de glúten de trigo e tem a textura semelhante à carne animal, podendo substituíla. É um alimento nutritivo, rico em proteínas, fósforo, cálcio, ácido glutâmico (alimento de cérebro) e vitamina do complexo B. Temperado com salsa, cebola, alho, etc, tem quase o mesmo sabor da carne.

GRANOLA - Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, como cobertura de bolos, sorvetes, etc.

LETICINA DE SOJA - Suplemento dietético destinado a regimes alimentares e como preventivo de enfermidades resultantes do acúmulo de gorduras no organismo. Indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e triglicerídios, na proteção do fífado e para impedir a formação de cálculos biliares. Recomendada como auxiliar no tratamento da obesidade e de enfermidades da pele e cabelos.

LEVEDO DE CERVEJA - Extraído da fermentação da cevada, malte, e outros cereais que compõem a fabricação da cerveja. É o protetor natural contra doses letais de radiação e poluição. Devido à presença do cpmplexo B, indicado para pessoas que sofrem distúrbios nervosos ou fraqueza muscular. Regulariza as funções intestinais, ajudao fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal. Adicionar ao leite, chás e sucos.

SEMENTE DE LINHAÇA - Alimento excelente para o funcionamento do trato gastrointestinal, possui atividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades antiinflamatórias.
Por ser rica em ácidos graxos essenciais ( principalmente Ômega 3 ), contribui para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo. É também fonte de fitoestrógenos, contribuindo para o equilíbrio hormonal e prevenção de canceres ( próstata e de mama ), sintomas da menopausa e osteoporose.
Possui em sua composição 18% de proteína, 34% de ácidos graxos essenciais, 37% de CHO, Cálcio, alto teor de vitaminas do complexo B e Ferro (4,5mg/100g).
Geralemente utilizada como vitaminas " shakes naturais " ou Musli.

MACARRÃO DE TRIGO INTEGRAL - Não contém ovos ou qualquer aditivo químico, evitando-se assim o problema do colesterol. Preparado como qualquer outro tipo de macarrão.

MALTE DE CEREAIS - É um líquido escuro e com a mesma textura do mel, obtido na fermentação de amidos (arroz, milho, etc). Muito usado na preparação de pães e bolos integrais. Os diabéticos devem evitá-lo.


PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (CARNE DE SOJA) - Soja pré-cozida, substituto da carne animal, com as vantagens de não conter hormônios e de obter mais vitaminas e proteínas. Deixar a proteína de soja de molho em água quente, no mínimo durante 4 horas. Depois espremer suavemente com as mãos e preparar como carne comum.


REICI - Um dos alimentos sagrados da antiga medicina chinesa, utilizado para quase todas as doenças, graças à sua ação restabelecedora da harmonia geral. Tem efeito de prevenção do câncer, analgésico e calmante (chá), sendo benéfico aos doentes de câncer, protege o fígado, auxilia a coagulação sanguínea, aumenta o apetite e melhora as funções intestinais.

SAL MARINHO - É o sal natural que não passa pelo processo de industrialização. Composto naturalmente de cerca de 83 elementos como bromo, magnésio, cálcio, iodo natural e orgânico, etc. Usado em quantidades normais e em substituição ao sal comum (que além de ser só cloreto de sódio e ter adicionado vários compostos químicos, alguns cancerígenos) contribui para a reposição mineral da glândula tireóide.

SEMENTE DE ABÓBORA - Excelente vermífugo (inclusive contra solitárias), útil também como auxiliar no tratamento de prostatite.

SHIITAKE - Valores terapêuticos e nutricionais:
a) Lentinan Tumores, inibição do câncer
b) Ácido Ribonucleico Impede a multiplicação do vírus da gripe
c) Ertadenin Abaixa o nível do colesterol e estabiliza a pressão sanguínea
d) Glicoproteína Impede a multiplicação do vírus da AIDS
e) Proteína básica Impede a infecção através do vírus.
f) Ergosterol Transforma a Vitamina D acelerando o crescimento dos ossos
Pesquisa: Universidade de Koibe e Nippon Kinoko Institute - Japão
O chá de cogumelo Shiitake combate a sede e a febre. Age como diurético e dissolvente do colesterol no sangue. Também age como sedativo para os casos de excitação do sistema nervoso. Praparar: juntar de 3 a 5 cogumelos Shiitake secos e 2 copos de água, ferver a água com os cogumelos até que o líquido se reduza a 1 copo. OBS.: Quando usado desmesuradamente pode trazer problemas cardíacos.

SOJA EM GRÃO - Importante fonte de proteínas, os grãos podem ser consumidos cozidos como feijão após a retirada da película externa (deixando os grãos de molho em água por doze horas e retirando-a manualmente). Produto indispensável para o fortalecimento, crescimento, conservação e recuperação das células.

TÂMARA - Tem ação sedativa, indicada para insônias, auxilia o tratamento das cistites, antidiarréica, excelente para grávidas.

Um comentário:

  1. Excelentes informações.Obrigada, já fiz minha lista de produtos que passarei a usar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...