12 dezembro 2007

O que é o Reiki.


Cada vez mais esta pergunta é feita dentro dos mais diversos ambientes de atuação na sociedade.

Todos nós estamos percebendo a necessidade de algo mais em nossas vidas. Sentimos a necessidade de nos aprofundarmos em nossos propósitos, realizarmos projetos ha muito engavetados, sonhos ha muito esquecidos ou guardados. Existe um sentimento de urgência em ganharmos coragem de mudar alguns aspectos em nós mesmos, para que tenhamos a possibilidade de conjugar o verbo Ser no tempo presente.
Quando este sentimento bate à porta do nosso templo sagrado, (o coração), um grande portal se abre e a nossa consciência se prepara para um salto quântico, que canalizará para nossas vidas ondas de energia vital com "pacotes" de Luz (informação, sabedoria, conhecimento) e Amor (eletricidade, movimento, liga universal) potencializando nossa existência no aqui e agora, em conexão com o Universo através de nossa Grande Alma, 100% consciente.
A redescoberta do Reiki por Mikao Usui em meados dos anos 1800, trouxe para a humanidade a chance de se liberar de todos os padrões limitadores criados pela falta de consciência enquanto peregrinos na fisicalidade. O contato com a Energia Vital Universal REIKI, nos envolve numa freqüência de Luz e Amor Cósmicos que tudo o que estiver em desequilíbrio em nosso Sistema de Quatro Corpos: Físico, Emocional, Mental e Espiritual será reequilibrado, os corpos realinhados e os centros de energia (Chakras) sintonizados com a mais perfeita e pura energia universal cósmica. Ao passarmos pelo processo de iniciação sagrada ou sintonização, além de absorvermos energia (Ki, Prâna) do ambiente que nos cerca, estaremos capacitados a absorver, em um continuum, a Luz Primordial, ou seja, a Energia Essencial em movimento em todo o cosmo antes de se manifestar na fisicalidade, com a possibilidade de canalizarmos esta energia para onde quisermos, sejam pessoas, animais, plantas, a natureza, o
planeta, etc., - inclusive propósitos pessoais alinhados à Luz e Amor Universais - levando equilíbrio a toda existência.
A Energia Vital Universal REIKI age sem limitação de Tempo-Espaço, age na causa que pode ser física, emocional, mental, ou espiritual. Pode ter acontecido a uma hora atras, na infância, no útero materno, na sua vida passada ou na centésima vida passada, não há barreiras para o REIKI, pois é energia Vital Universal completa, equilibrada, não polarizada, é a vida universal perfeita.
REIKI é acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendo de qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. A pesquisa da medicina holística nos informa que quando os quatro corpos não estão sintonizados uns com os outros, experienciamos graus variados de doença física, emocional ou mental, ou insatisfação com a vida. Quando eles estão afinados, a vida fica mágica.
Através da Iniciação Sagrada, quando recebemos o realinhamento com a Energia-Luz Primordial, nosso quociente de Luz é aumentado substancialmente, nossos centros energéticos (Chakras) são ativados. A partir deste momento inicia-se um processo de 21 dias de purificação, quando estaremos eliminando todas as impurezas existentes nos quatro corpos. É um processo maravilhoso de auto-cura, autoconhecimento e renascimento para uma vida mais plena, consciente e realizadora.

Desenvolva sua Tecnologia Interior!
Faça Parte da Rede Mundial de Canalizadores da Luz Universal!
Sintonize-se!
Você pode aprender técnicas do Reiki em cursos e iniciações. Na Escola Tradicional de Reiki Mikao Usui em São Paulo, há quatro estágios ou níveis no aprendizado do Reiki:

Nível 1
Você será desperto. Conhecerá as suas infinitas possibilidades, potencialidades e terá uma nova consciência de si mesmo. Neste Nível 1 começamos a controlar nossa própria vida, nos libertando da dor e dos processos de doenças. Na Iniciação Sagrada
você receberá um Yantra (símbolo sagrado) e um Mantra (som ou palavra sagrada) e aprenderá como utilizá-los na transmissão do Reiki, acelerando resultados. Através do toque, em nós mesmos ou nos outros, vamos facilitar o processo de cura ou autocura nas doenças físicas. Lembrando que o Reiki age sozinho sem necessidade de
direcionar a mente, de qualquer ritual, acreditar ou desejar a cura.

Nível 2
Você receberá três Mantras Sagrados, (sons ou palavras sagradas) e três Yantras Sagrados ( símbolos sagrados) que ampliarão sua capacidade de ação, pois estes símbolos lhe permitirão romper a cadeia Espaço-Tempo e atingir os processos mentais (inconsciente, Karma, etc...), momento em que a energia fluirá imediatamente em níveis mais elevados. Você também trabalhará a cura a distância, no assado ou no futuro, rompendo as barreiras e o conceito pesado do "Karma".

Nível 3
Você se integrando e trabalhando o Todo. As nossas ações e a nossa participação no desejo de centralização, mudança e melhoria do Universo. Você receberá mais dois Mantras e mais dois Yantras que ampliarão a ação dos símbolos recebidos no Nível 2, assim sendo, você poderá trabalhar grande número de pessoas, tais como multidões, cidades, estados, países e o planeta.
Neste nível você receberá também o Alinhamento de Cura. Este nível também é conhecido como "Mestre de Si mesmo".

Nível 4
Neste nível nos tornamos Mestre Professor com a responsabilidade de levar este Conhecimento e Tecnologia Reiki a todas as pessoas. A partir deste nível todos nós retornaremos a honrar a nossa natureza divina, promovendo assim a ascensão planetária.

Por Mário Diniz
Artista plástico & digital designer- Independent Reiki Master Teacher nos Sistemas Usui e Tibetano de Cura Natural- Registrado na Sociedade de Reiki Mikao Usui sob n. 400.010.001- Mestre Karuna Reiki- Registrado no The International Center for Reiki Training Michigan - USA Sob n. BRM-01-88-


O reiki chegou ao Japão a partir da experiência e da dedicação do Dr. Mikao Usui., professor de teologia cristã na Universidade de Dashina, no século XIX.
Um estudante tê-lo-á questionado sobre o método de cura de Jesus Cristo. Não sabendo responder, o Dr. Usui "chegou à conclusão de que havia aceite os princípios do Cristianismo sem os ter analisado." Abandonou o seu emprego e decidiu viajar com o objectivo de achar a resposta para a questão. Durante o tempo em que viajou, estudou nos EUA, doutorando-se em Teologia, voltando depois posteriormente ao japão, sem ter encontrado as respostas que procurava.
No seu país natal, estudou sânscrito e começou a ler as escrituras do Budismo japonês.
"Diz-se que, enquanto estudava num mosteiro budista, o Dr. Usui encontrou um manuscrito de que constava uma fórmula de cura representada através de símbolos. acreditou que esses símbolos podiam conter a revelação do modo como líderes espirituais [...] curavam. Como ninguém no mosteiro lhe sabia explicar os símbolos, decidiu ir para um mosteiro sagrado meditar e ver se podia chegar a uma resposta por si mesmo. no 21º dia, o seu cérebro ter-se-á expandido de tal forma que não só conseguiu revelar o significado dos símbolos como também aperceber-se duma capacidade para também ele curar."
Foi o Dr. Usui que apelidou este sistema de cura de Reiki.

Os conhecimentos foram progressivamente sendo ensinados a outros mestres, expandindo o Reiki do Japão para a Califórnia e Canadá e daí para o resto do mundo.

Atualmente, outras histórias se contam sobre a origem do reiki, embora mantendo o mesmo actor principal. Assim, pesquisas realizadas nos locais que aparentemente o Dr. Usui frequentou (nomeadamente as duas universidades), não revelaram a sua presença.
Assim, uma nova versão tem sido progressivamente contada, revelando-se a primeira aquela que na altura, da expansão no ocidente do sistema de cura Reiki, tornou a sua aceitação mais fácil na população ocidental.
Crê-se, agora, que Mikao Usui era na verdade um monge budista, da escola de Tendai (Vajarayana japonês), muito ligada a símbolos, e que nunca terá sido cristão. Os seus estudos concentravam realmente na investigação da descoberta do sistema de cura de grandes líderes espirituais como Buda ou Cristo. Ele acreditava ser possível curar com as mãos, mas não sabia como realizá-lo.
O Dr. Usui terá então pesquisado os sistemas de cura da medicina tradicional chinesa, os sutras budistas, etc., conseguindo alicerçar um sistema de cura pelas mãos. Não obstante, ele tinha consciência de que lhe faltava algo. Decidiu então subir ao Monte Kurama-Yama (que pode ser visitado), meditando e jejuando durante 21 dias. Terá sido nesse momento que, segundo ele próprio afirmava nos seus cursos, terá sentido" a energia Reiki descer sobre a sua cabeça", aprendendo a trabalhar com os símbolos que previamente tinha encontrado nas suas buscas.
Usui terá aberto uma clínica na qual se dedicava ao tratamento e ao ensino da prática do Reiki, criando o seu sistema de ensino, que na realidade parecia ser mais simples do que aquele promovido posteriormente pela sua seguidora Hawayo Takata. Insitui também um pagamento pelo tratamento/inicação recebido, por se ter apercebido que as pessoas davam mais valor à dádiva do Reiki se tivessem de dar algo em troca por ela, ao invés de desconfiar daquilo que lhes era oferecido.
Foi Hawayo Takata que trouxe o reiki para o ocidente, via EUA, nos anos 40 do século passado.

Hoje ele encontra-se difundido nos cinco continentes, tendo nalguns casos sido adoptado no sistema nacional de saúde promovido pelos goversnos. O UK NHS (National Health Care do Reino Unido) inclui o Reiki no CAM (Complementary Alternative Medicine - programa de acompanhamento de pacientes internados ou em tratamento nos hospitais britânicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.